Cecafé promove live para debater o fechamento do ano-safra 2019/20

Imprimir
live 2 cecafe (500 x 625)O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CECAFÉ promove, das 17h às 19h da quinta-feira (16), uma live para abordar o tema “Fechamento do Ano-Safra 2019/20: Análise do desempenho das exportações brasileiras de café e informações gerais sobre o mercado global da bebida”. O encontro será desenvolvido por meio da plataforma Youtube disponibilizado no site institucional do Cecafé.

Para esta edição, o Cecafé ampliou o debate para o Ministro Alexandre Peña Ghisleni, diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio para falar sobre o papel do Itamaraty na promoção do Agronegócio Café Brasileiro. Também estarão presentes membros do Conselho do Cecafé, representando a visão de empresas multinacionais, nacionais e cooperativas.

Nas demais edições, o Cecafé busca analisar questões relacionadas a logística brasileira diretamente com o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, com representantes do agronegócio e do Congresso Nacional. Na agenda deste importante debate constarão as reformas estruturantes, o panorama das concessões, desafios da infraestrutura brasileira e a questão dos custos portuários no Brasil.

Por fim, o Cecafé ainda promoverá uma “Live” para aprofundar nos temas relacionados à sustentabilidade do agronegócio café brasileiro. Busca-se convidar especialistas nos temas de mais relevância ao setor, exportadores e demais seguimentos do agronegócio café, a fim de agregar conhecimento a todo o público envolvido na produção e comercialização de café.

1ª Live

Em tempos de pandemia da Covid-19, o Cecafé tem atuado ativamente junto aos seguimentos do café promovendo debates e campanhas, encarando a situação da Covid-19 de forma responsável. Especialistas, governos, entidades de classe, exportadores e cooperativas têm elaborado documentos e cartilhas com recomendações sobre a covid-19, com base em orientações da Organização Mundial da Saúde.

Todas essas ações de mitigação de riscos ao longo dos seguimentos do café devem ser corretamente mostradas aos países importadores, aos torrefadores e consumidores do mundo. Com os impactos da Covid-19, confiança no produto e transparência de informações são cada vez mais relevantes.

Nesse sentido, temos a sustentabilidade, a saúde e a sanidade, formando o chamado 3S. O Cecafé, legítimo representante dos exportadores de café do Brasil, tem buscado conhecer e divulgar a integração de ações e todas as boas práticas adotadas com a mitigação de riscos da Covid-19 no campo, armazéns e logística. Por meio de uma série de “Lives”, o Cecafé apresenta o cenário da safra, estatística das exportações, sustentabilidade e boas práticas em tempos da Covid-19.

Em sua primeira edição, realizado no dia 02 de julho do corrente, o Cecafé realizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram) para discutir as expectativas gerais para a nova safra, com temas como o ritmo da colheita e da comercialização de café, a qualidade do grão, a sustentabilidade do café brasileiro e as boas práticas de toda a cadeia no cenário da pandemia, destacando protocolos junto aos trabalhadores, cuidados para mitigação de riscos, conscientização, informação e educação.

A conversa contou com Nelson Carvalhaes, presidente do Conselho do Cecafé, além de representantes das principais regiões cafeeiras do Brasil, sendo eles: Sr. Francisco Sergio de Assis – Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado (Cerrado Mineiro); Sr. Carlos Augusto Rodrigues de Melo – Presidente da Cooxupé (Sul de Minas); Sr. Sérgio Cotrim D’Alessandro – Produtor e Consultor de Cafés Especiais (Matas de Minas); Sr. Carlos Yoshiyuki Sato – Presidente da Cooperativa de Cafeicultores (COCAPEC) (Mogiana Paulista); Sr. Silvio Leite – CEO Agricafé (Bahia); Sr. Marcio Candido Ferreira – Presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV) (Espírito Santo); Sr. Enrique Anastácio Alves – Pesquisador da Embrapa (Rondônia).

Com mais de 2 mil visualizações, os debates foram divididos em três blocos, e ainda houve tempo para que os convidados respondessem à diversas perguntas, agregando informações estratégicas aos temas de interesse de todos os seguimentos do café brasileiro e mundial.

Fonte: Cecafé