Cecafé participa de debate sobre agronegócio e comércio global

Imprimir
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representado pelo presidente Nelson Carvalhaes e pelo diretor geral Marcos Matos, participou, na última quarta-feira, da reunião conjunta do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e do Conselho Superior de Comércio Exterior (COSCEX), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista.

Coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), o encontro teve como tema Comércio Agrícola Internacional, que contou com exposições de representantes da FIESP, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dos Ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e da Agricultura, e do Representante Permanente da Missão Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Alexandre Guido Lopes Parola.

Foram debatidos temas sobre a agenda comercial global e o espaço do agronegócio na diplomacia brasileira. A professora Vera Thorstensen, coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento da FGV e conselheira do COSCEX da FIESP, apresentou sobre os sistemas de certificação e as consequentes barreiras comerciais por padrões de sustentabilidade, destacando que diversos países europeus terceirizaram esses sistemas certificadores e as ONGs passaram a ter liberdade para explorar o princípio da precaução.

Em suas apresentações, o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do MRE, ministro Alexandre Ghisleni, e o secretário de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Castelo Branco, apontaram que o Brasil necessita estruturar uma estratégia para apresentar seus ativos, saber responder às críticas e entender que há interesses privados e comerciais por trás de padrões de sustentabilidade.

Finalizando as apresentações e os debates, o embaixador Alexandre Parola apresentou como é o funcionamento da OMC e o futuro da Organização no contexto do crescente protecionismo e da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

As informações são do Cecafé/Extraído do site CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *