Cecafé homenageia Ernesto Illy no Coffee Dinner 2019

Imprimir
Um dos mais tradicionais eventos do agronegócio café brasileiro contou com um reconhecimento a Ernesto Illy (1925-2008), empresário que liderou a illycaffè por várias décadas e marcou a cafeicultura nacional a partir dos anos 1990. Ontem, durante a 8ª edição do Coffee Dinner, o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) prestou homenagem in memorian ao Dr. Illy com o “Destaque Reconhecimento para a Qualidade dos Cafés Brasileiros”.

Coube a Anna Illy, filha do homenageado, receber a distinção pessoalmente no Coffee Dinner, realizado na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. A diretora da illycaffè esteve acompanhada pelo Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental Agrícola, sócia e parceira da empresa italiana no Brasil.

O Coffee Dinner é um prestigiado jantar de gala, no qual o Cecafé homenageia as entidades e lideranças que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento do café brasileiro. A iniciativa de reconhecer a figura de Ernesto Illy considerou a missão da illycaffè de estimular, orientar e satisfazer as demandas dos consumidores por cafés espresso de alta qualidade, através do desenvolvimento de ações coordenadas junto à cadeia cafeeira no Brasil.

Sobre Ernesto Illy

Ernesto Illy (500 x 867)Filho do fundador da illycaffè, Ernesto Illy deu sequência ao trabalho do pai Francesco nas primeiras décadas de vida da companhia de Trieste, onde nasceu. Após a Segunda Guerra Mundial, o jovem e talentoso cientista, formado em química, abraçou o comando da empresa e a lançou em uma nova era, impulsionada pela pesquisa e o desenvolvimento. Assim se desenvolveu o conceito de café de qualidade pelo mundo, que aprendeu a valorizar o espresso para fora das fronteiras da Itália. O Brasil foi o exemplo, onde Dr. Ernesto garimpou grãos de excelência ensinando nossos produtores a incorporar qualidade e sustentabilidade.

Nascia, desse incentivo, o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso, que por justiça foi rebatizado com o nome do seu maior incentivador. Hoje, caminhando para a 29ª edição, se chama Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Desde o primeiro concurso, em 1991, a cafeicultura brasileira tomou um novo rumo e o prêmio se internacionalizou, reconhecendo 27 produtores em 9 países produtores. O legado de Dr. Illy foi institucionalizado também na Fundação Ernesto Illy, que a empresa criou para aplicar seus valores absolutos por meio de projetos culturais e científicos.

Conhecido mundialmente como o Embaixador do Café, Ernesto Illy recebeu diversas condecorações no Brasil e deixou sua marca. Era um incansável pesquisador, um homem de vanguarda, sempre em busca da excelência e do espresso perfeito. Uma personalidade que mesmo após seu falecimento, em 3 de fevereiro de 2008, continua a inspirar seus descendentes, como os filhos que assumiram o comando da illycaffè, e todos aqueles que também amam trabalhar com o café. Afinal, conforme ele mesmo disse, “o amor é o fator que permite produzir cafés extraordinários”.

Sobre a illycaffè

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.294 pessoas globalmente em 2018, quando registrou receitas consolidadas de 483 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *