CCCMG participa do Fomenta Minas em Varginha (MG)

Imprimir
O Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG participa, nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de novembro, do Fomenta Minas em Varginha, encontro de oportunidade promovido pelo Sebrae Minas e voltado para micro e pequenas empresas (MPE) do Sul do estado. No Fomenta Minas, os empresários terão a oportunidade de fazer contato com compradores governamentais, grandes compradores da administração pública direta e indireta e empresas estatais. A Rodada de Negócios está inserida na programação do evento, reunindo grandes empresas privadas para negociar com as MPE, em um só espaço. As ações ocorrem na Cidade Universitária do Grupo Unis e as inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Sympla.

O Fomenta Minas tem como principais objetivos: criar condições para a ampliação da participação das MPE no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais e suas estatais; promover a capacitação das MPE e dos gestores públicos para conhecimento sobre os principais instrumentos jurídicos e operacionais que propiciem seu acesso ao mercado das compras governamentais; disseminar boas práticas e fornecer subsídios técnicos e jurídicos que assegurem o tratamento diferenciados às microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na Lei Geral das micro e pequenas empresas; divulgar amplamente os procedimento, especificações e exigências dos grandes compradores públicos, das esferas federal, estadual e municipal, para suas aquisições de bens, serviços e obras, focando nos setores com forte participação das MPE, sobretudo pequenos negócios ligados aos setores e projetos coletivos prioritários do Sistema Sebrae; sensibilizar os grandes compradores públicos para a sua responsabilidade como indutores e promotores do desenvolvimento local.

De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio, o Fomenta Minas “é uma oportunidade de aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas, para que sejam estimuladas a fornecer para as instituições públicas, constituindo, assim, mais uma fonte de faturamento”, afirma.

Entre os destaques, estão as palestras do comentarista político da Globo News e repórter especial de política do Jornal das Dez, Gerson Camarotti; do âncora do Jornal da Band, na BandNews FM, e colunista da IstoÉ, Ricardo Boechat; e da jornalista, apresentadora e repórter do Fantástico, Glória Maria. O Fomenta também vai trazer nomes importantes como a profissional de atuação mundial em economia criativa, cidades criativas, negócios e o futuro do trabalho, Ana Carla Fonseca; o diretor do Sebrae Minas, Anderson Cabido; o especialista em franchising, Marcus Rizzo; o engenheiro e ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros; o presidente do Grupo Educacional Unis, Stefano Barra Gazzola e o professor e vice-prefeito da cidade de Santa Rita do Sapucaí, Wander Chaves.

O Fomenta Minas conta com diversas oficinas, palestras, workshops e painéis, além da Rodada de Negócios e todas as ações acontecerão simultaneamente. Para isso, além do anfiteatro da Cidade Universitária, será utilizado todo o Bloco da Educação Executiva da instituição.

“A Cidade Universitária foi construída pensando em agregar ainda mais qualidade ao ensino que oferecemos. Contudo, pensamos, também, em um espaço para a comunidade em geral. Para nós é um prazer receber o Fomenta Mina em nossas instalações, pois nossas portas sempre estarão abertas para eventos que agreguem valor e tragam soluções inovadoras e de dinamismo”, afirma o presidente do Grupo Educacional Unis, Prof. Me. Stefano Barra Gazzola.

O Fomenta Minas é realizado pelo Sebrae Minas em parceria com o Grupo Unis e com apoio da Acinnet, Conselho Empresarial do Sul de Minas, EFG Varginha, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Fiemg – Regional Sul, Prefeitura de Varginha e do Governo de Minas Geais.

Eventos

O Fomenta Minas abordará temas como educação, gestão, inovação e políticas públicas, trazendo cases de sucesso e grandes nomes do cenário nacional. A entrada é gratuita e tem como público-alvo empresários, empreendedores e gestores públicos (prefeitos, secretários, servidores, vereadores e assessores). O evento contará com diversas oficinas, palestras, workshops e painéis, Rodada de Negócios e do Espaço Sebrae Lab, ambiente dedicado à inovação e à criação. Todas as ações acontecerão simultaneamente e, para isso, além do anfiteatro da Cidade Universitária, será utilizado todo o Bloco da Educação Executiva da instituição.

Conheça os principais palestrantes:

Gerson Camarotti
Comentarista político da Globo News e repórter especial de política do Jornal das Dez, Gerson é pós-graduado em Ciência Política pela UnB e está em Brasília desde 1996, onde passou pelas sucursais das revistas Veja e Época e pelos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense. Em 2013, foi enviado à Roma pela Globo News para cobrir o conclave. Fez a primeira entrevista exclusiva do Papa Francisco. É coautor do livro “Memória do Escândalo” (2005) e autor de “Segredo do Conclave” (2013).

Ricardo Boechat
Âncora do Jornal da Band, na BandNews FM, e colunista da IstoÉ, Boechat é consagrado e reconhecido como um dos jornalistas mais bem informados do país. Iniciou sua carreira na década de 1970, como repórter do extinto jornal Diário de Notícias. Também nessa época, foi colunista e colaborador da equipe de Ibrahim Sued. Em 1983, foi para o jornal O Globo. Em 1987, ocupou, por seis meses, a Secretaria de Comunicação Social no governo Moreira Franco. Foi destaque no Ranking J&Cia como um dos mais premiados jornalistas brasileiros de todos os tempos. Conquistou o Prêmio de Jornalista Mais Admirado do Brasil em 2014 e repetiu o feito na premiação de 2015, com o bicampeonato no primeiro lugar, TOP 10 Nacional, do + Admirados.

Glória Maria
É uma das apresentadoras mais conhecidas do Brasil. Após se aventurar por todo tipo de terreno, com grandes reportagens ao redor do mundo e ter passado uma década à frente do “Fantástico”, entrou em período sabático de dois anos e voltou-se à vida pessoal e retornou à Globo para ser repórter especial do “Globo Repórter”.

Silvio Barros
Engenheiro civil e político. Em 2004, foi eleito prefeito de Maringá e reeleito em 2008. Durante os oito anos em que passou à frente da Prefeitura, a cidade passou por substanciais avanços nos indicadores econômicos, indicadores de desenvolvimento urbano e indicadores de desenvolvimento humano. Em sua gestão, Maringá obteve o 1º Lugar em Melhor Gestão Fiscal no Paraná e a 8ª colocação como Melhor Gestão Fiscal do Brasil. az palestras em diversas localidades pelo Brasil e tem o programa diário na CBN Maringá “Sustentabilidade e cidadania”.

Anderson Cabido
Diretor Técnico do Sebrae Minas. É servidor de carreira do Sebrae, professor em cursos de graduação, nas disciplinas de administração e economia, e de pós-graduação, nas áreas de gestão de pessoas e inovação tecnológica. Foi prefeito por dois mandatos na cidade de Congonhas. Foi Presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (AMIB) e do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP).

Stefano Barra Gazzola
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atual reitor do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis MG) e presidente do Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig); Presidente da Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior do Estado de MG, conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e Presidente da Associação Mineira dos Centros Universitários.

Brenner Lopes
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e mestrado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2010). Atualmente é diretor – Nous SenseMaking, consultoria em estratégia e diretor regional da Cortex Intelligence, consultoria em inteligência competitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência competitiva, estratégia, processo decisório e redes.

Wander Chaves
É professor e vice-prefeito da cidade de Santa Rita do Sapucaí, é um dos idealizadores do movimento ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’, que une instituições do Vale da Eletrônica, governo, empresas e voluntários em prol de uma cidade capaz de propor soluções diferentes para velhos e novos problemas.

David Forli
Superintendente de Mercado do Grupo Unis. Colunista da Rádio CBN Ribeirão Preto e professor convidado dos MBAs FEARP USP. Autor do Quadro Liderança e Carreiras para a CBN Ribeirão. Leciono Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipe, Inovação e Empreendedorismo e Gestão de Carreiras e assuntos alinhados a estes.

Pedro Portugal
É Professor universitário no Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Doutor em Desenvolvimento Econômico obtido em 2016 pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP. Mestrado em Desenvolvimento Econômico Área de estudo Economia do Meio Ambiente também pela UNICAMP.

Jefferson Vinhas Ferreira
Vice-reitor no Centro Universitário do Sul de Minas (Unis MG). Doutor em Administração pela PUC-SP com estágio doutoral na Leuphana University (Luneburg, Alemanha), Mestre em Administração de Empresas pela PUC-MG em parceria com a FDC, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela UFLA e Administrador de Empresas pela UFMG. Cursou Liderança Universitária pela Harvard University-EUA. Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação da área de Finanças Corporativas.

Marcus Rizzo
Especialista em franchising, administrador de empresas, MBA Franchising pela Nova University, MBA pelo Coppead-UFRJ com especialização em administração pública pe-la Universidade de Madrid – Espanha, Professor titular da cadeira de Franchising da FGV-SP, Coppead-UFRJ e ESPM. Fundador da ABF Associação Brasileira de Franchising, Insti-tuto Franchising, Franchising University, Feira de Franquias e da Revista PEGN.

Serviço:
Fomenta Minas em Varginha
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Horário: das 9h às 21h
Local: Cidade Universitária do Grupo Unis (Avenida Alzira Barra Gazzola, 650 – Aeroporto)
Informações: Sebrae Varginha Praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160 – Vila Pinto). (35) 3690.5100 / 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br
Inscrições: https://www.sympla.com.br/fomenta-minas—oportunidade-de-negocios__211128

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *