CCCMG inicia 14º Curso de Classificação e Degustação de Café

Imprimir

O Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) iniciou na segunda-feira, 07 de fevereiro, o 14º Curso de Classificação e Degustação de Café. Ao todo são 52 alunos distribuídos em duas turmas que realizarão o curso de segunda a quinta-feira, no horário das 19h às 22h30. O objetivo da iniciativa é promover e valorizar o tema café, onde o aluno vai aprender a classificar o fruto, além de degustar variados tipos de bebida para a escolha do primordial produto.

O coordenador, Carlos Dionízio, deu as boas vindas aos alunos e iniciou a aula explicando como será o curso durante esse período de pouco mais de 3 meses. “Este ano o curso começou mais cedo decorrente ao feriado de carnaval que teremos no início de março. Esta já é a décima quarta edição do curso, que surgiu na década de noventa, e com o passar dos anos foi ganhando mais temas e módulos”, disse Carlos.

Ainda segundo o coordenador, o conteúdo do curso é muito valioso. “Muitos alunos são jovens que estão começando no ramo café, mas também têm pessoas que já são formadas, mas querem fazer o curso para adquirir mais conhecimento. Além da classificação física e sensorial, temos também degustação em todas as aulas. Apresentamos aos alunos cafés do Brasil inteiro dentre outros tópicos”, explica.

Coordenador do curso do CCCMG, Carlos Dionízio (ao fundo), explica sobre os diversos tipos de café, enquanto aluno sente o cheiro dos produtos de diversas safras apresentadas.

Carlos Dionízio ressalta que a grande maioria dos alunos formados neste curso trabalha na área. “São diversos profissionais como classificadores, traders, gerentes e alguns até moram atualmente no exterior”, disse. De acordo com ele, todos os instrutores são profissionais da área do café. “Todos os professores têm conhecimento prático na área. Quem vai falar sobre armazém é um diretor de armazéns gerais. Quem vai falar sobre torrefação é um diretor de uma indústria de torrefação. Nós não temos professores teóricos, temos professores práticos. O conhecimento deles está 100% voltado naquilo que estão falando: na prática. Isso deixa o curso com essa qualidade que tem”,

Este ano, o diferencial foi o oferecimento de duas vagas gratuitas para pessoas carentes. A proposta foi do presidente do CCCMG, Archimedes Coli Neto, e sua diretoria. Segundo ele, a iniciativa demonstra o papel da responsabilidade social da entidade perante a comunidade. “As duas vagas foram preenchidas por pessoas que realmente precisam, mas não têm condições de pagar um curso deste porte e desta magnitude”, disse. O valor do curso é R$1950,00 para não associados do CCCMG e R$1500,00 para associados.

O curso tem duração de 3 meses, com 2 aulas por semana. “Nos primeiros 45 minutos temos aula de classificação física. Logo após temos aula de classificação de degustação. Também temos aula de xícara, torra de café e aulas teóricas, com muitas imagens de todos os setores. Além de termos uma apostila com vasto material de texto e imagem, apresentamos tudo em exposição televisual”, comenta.

O 14º Curso de Classificação e Degustação de Café do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) tem apoio da Furlan Corretora, Carapina Armazéns Gerais e Cooxupé.

Luiz Valeriano
Asscom CCCMG – comunicacao@cccmg.com.br
www.cccmg.com.br
Tel.: (35) 3214-2122

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *