Carvalhaes destaca mais uma semana de altas no mercado

Imprimir

O mercado internacional de café teve mais um período de altas na última semana. Na ICE Futures US, em Nova Iorque, tirando o contrato julho, os contratos com vencimento em setembro/2011, dezembro/2011, março/2012 e maio/2012 fecharam acima dos três dólares. Os comentários partem do boletim semanal do Escritório Carvalhaes.

Carvalhaes destacou que o mercado físico brasileiro apresentou-se firme, mostrando interesse comprador por todos os lotes que chegaram. Os cafeicultores que ainda dispõem de algum café estão vendendo e limpando os armazéns para a nova safra que começa a ser colhida. De acordo com o boletim, os cafés oferecidos são, em sua maioria, de bebida mediana ou fraca e já desmerecidos em cor. "Em nossa longa trajetória nos negócios de café, não temos registro de outro período de final de ano-safra igual a este. Relatos de armazéns  vazios chegam de todas as regiões e o pouco café ainda existente deverá ser usado no consumo interno e exportação dos meses de maio e junho", diz  Carvalhaes.

O boletim indicou ainda que lotes de cafés mais fracos, alguns de safras anteriores, que tinham pouco interesse comprador até um mês atrás, estão sendo comercializados por preços que no início deste ano-safra eram pagos apenas para os melhores lotes de cereja descascado.

Carvalhaes lembra que o Brasil entra agora em uma safra de ciclo baixo e a atenção dos operadores se volta para a colheita e para o clima. Com estoques baixos em todo o mundo, os problemas com as mudanças climáticas preocupam bastante. A Colômbia voltou a sofrer com fortes chuvas e no Brasil algumas regiões estão sofrendo com chuvas típicas de verão em pleno outono, concluiu Carvalhaes.

Fonte: AgnoCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *