Capebe recebe certificação mundial para produção e fornecimento de café responsável

Imprimir

 Equipe da Capebe exibe o certificado que a cooperativa recebeu

Café bom não é mais apenas uma questão de sabor, qualidade e preço; os consumidores de hoje exigem cada vez mais que seus cafés sejam plantados com responsabilidade e esperam que os torrefadores forneçam garantias de que seu café foi produzido com responsabilidade. Com isso, a CAPEBE obteve o UTZ Certified, um certificado de armazenamento que garante toda a rastreabilidade do processo, o que resulta em maior credibilidade para o seu café.

O objetivo da cooperativa é atender as necessidades dos cafeicultores e buscar uma melhor forma de colocar o café do seu cooperado no mercado. Os cafeicultores cooperados também podem adquirir o certificado individualmente, como no caso da Fazenda Serra Azul do município de Boa Esperança. 

A UTZ Certified é um programa de certificação mundial para a produção e o fornecimento de café responsável, que assegura a qualidade social e ambiental, oferecendo segurança para toda a cadeia da produção e do fornecimento de café para mercados competitivos. Um sistema de rastreabilidade tem como função acompanhar o café certificado ao longo de toda a cadeia desde o produtor até o torrefador. Por meio desse sistema, os compradores conhecem a real origem do café. As Exigências da Cadeia de Custódia UTZ Certified asseguram que o café certificado não seja misturado com café não-certificado.

“A UTZ é uma certificação que agrega valor ao produto, o que resulta em melhores rendimentos a essa atividade que há mais de 300 anos faz parte da vida dos brasileiros. Pois o café com certificação da UTZ Certified tem um valor adicional e permite aos cafeicultores negociarem um preço melhor para seus produtos. Os compradores reconhecem esse valor pagando aos cafeicultores um prêmio pelo café certificado”, explica o Gerente do Departamento de Café, Sr. Amauri Pacheco.

Outra grande prioridade da UTZ Certified é a preocupação com os impactos ambientais, por isso os cafeicultores certificados usam os produtos agroquímicos com responsabilidade. Eles minimizam o uso de fertilizantes e pesticidas, os armazenam com segurança e os trabalhadores usam roupas de proteção apropriadas quando necessário, pois assim aumentam a produtividade de forma sustentável, utilizam o solo de forma adequada e preservam o meio ambiente.

Fonte: Capebe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *