Capacitação explica como combater cochonilha no café Conilon

Imprimir

Para evitar que os produtores rurais do município de Iconha tenham uma queda de produtividade devido aos ataques de cochonilhas na região, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza nesta sexta-feira (22), o Encontro de Controle de Cochonilha do Café Conilon, a partir das 14 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Iconha. A palestra será ministrada pelo pesquisador do Incaper, Maurício Fornazier, e conta com a presença de cerca de 50 produtores de café do município.

As cochonilhas são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas, podendo se tornar pragas em importantes culturas como o café e prejudicar grande parte da colheita. No município, a cochonilha tem prejudicado a produção de café Conilon em aproximadamente 10%, mas a expectativa é de uma melhora depois da realização do encontro, que já aconteceu no ano passado e neste ano se repete para ampliar o número de produtores rurais que realizam trabalhos de prevenção da doença nas propriedades.

De acordo com o extensionista do Incaper, Carlos Antônio de Melo, o treinamento é realizado nesta época do ano, por ser o momento ideal para começar o inicio do controle desta praga. “A partir do mês de agosto o produtor deve começar a realizar o controle da cochonilha e o processo de proteção deve continuar até o fim do mês de novembro, época que acontece a granação, para que a praga não prejudique a produção da lavoura”, explica.

Dentre as instruções, o pesquisador do Incaper vai explicar como utilizar os inimigos naturais da cochonilha, como os insetos benéficos que cada local possui, que se alimentam destas pragas evitando a propagação nas lavouras de café Conilon.

O pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, afirma que é necessário o produtor rural conhecer a espécie de praga e seus inimigos naturais que existem na propriedade. “Estes inimigos naturais das cochonilhas podem ser mortos com a utilização de agrotóxicos e conhecendo os insetos benéficos, é possível observar que tipo de manejo é necessário para evitar as pragas”, comenta.

A produção de café Conilon no município de Iconha teve uma produtividade de 25 sacas por hectares. Como a área de produção está em torno de 3.000 mil hectares, a produção anual alcançou cerca de 75 mil sacas de café em 2010. A expectativa de produção para este ano é animadora, já que as condições climáticas deste ano foram mais favoráveis do que no ano passado.

Fonte: Ascom Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *