Campeão mundial auxilia preparação de brasileiro para World Barista Championship

Imprimir

O campeão brasileiro de baristas, Rafael Godoy, do Suplicy Cafés Especiais, representará o País no World Barista Championship – campeonato mundial da categoria –, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de junho, em Viena, na Áustria. O certame integra a programação do World of Coffee, principal evento cafeeiro da Europa, realizado pela Specialty Coffee Association of Europe (SCAE).

Com vistas ao mundial, Godoy vem aprimorando seu treinamento desde março, quando se sagrou campeão nacional. Nesse processo, ele conta com o apoio de peso da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), que patrocinará a vinda do atual campeão mundial de barismo, Alejandro Mendez, de El Salvador, para auxiliá-lo nos treinamentos.

O salvadorenho chegará ao Brasil em 24 de maio. Durante cinco dias, ajudará Godoy na revisão da rotina da apresentação das bebidas a base de café que elaborará para o mundial.  “A profissão de barista é grande aliada na difusão da inovação, da qualidade e na atração dos jovens ao café, pontos que a BSCA tem como norte em seu trabalho. Por isso decidimos apoiar a preparação de Rafael, a quem desejamos sucesso na competição mundial”, destaca Vanusia Nogueira, diretora-executiva da entidade.

Além de financiar a vinda do campeão mundial, a Associação também auxiliará o barista brasileiro no processo de seleção dos cafés para compor seu blend. “Este é um grande desafio, pois a colheita no País começou agora e os cafés normalmente ‘descansam’ em armazéns por cerca de três meses para alcançar seu ponto máximo de qualidade. Contudo, confiamos que a qualidade e o frescor do café brasileiro possam agradar os juízes nesse desafio”, explica.

A executiva da BSCA recorda que as competições de baristas, além de exigirem bebidas com excelente qualidade, também são marcadas por cafés que tragam atributos sensoriais inovadores. “Nos últimos mundiais, notamos que alguns profissionais apostaram no frescor do produto colhido recentemente e se saíram bem. Portanto, acreditamos que explorar ao máximo o frescor do café brasileiro seja uma estratégia inovadora e que agrade”, destaca.

De acordo com informações disponibilizadas pela Associação Europeia de Cafés Especiais, o brasileiro Rafael Godoy deverá enfrentar profissionais de aproximadamente 60 países no World Barista Championship.

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *