Campanha internacional da BSCA promove café especial no Brasil

Imprimir
O Brasil é o maior produtor de café do mundo. E os brasileiros sempre acreditaram que café é tudo igual. Mas esse pensamento tem sofrido mudanças, que podem ser conferidas nas gondôlas dos supermercados e nas crescentes cafeterias abertas no País. Cada vez mais, os rótulos de cafés especiais se fazem presentes no mercado interno e, com a qualidade estabelecida por outros países, esses produtos têm ganhado o mundo. Segundo dados da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), os cafés especiais tiveram aumento significativo de consumo em todo o mundo. A taxa de crescimento anual de consumo de café normal está em torno de 2%, já a de café especial está em 15%.

De acordo com pesquisa apresentada pela BSCA em 2016, até em 2018 o Brasil irá ultrapassar a produção de cafés especiais da Colômbia. Esse novo cenário tem estimulado muitos cafeicultores brasileiros a apostarem nesse nicho, cujo valor do grão é bem mais alto do que o tradicional.

O café especial é um produto de alta qualidade e com aroma, sabor, corpo e acidez balanceados. Provenientes do grão tipo arábica, o café especial, para ser chamado de tal, depende de vários fatores em sua produção, como solo, altitude, região de origem, métodos de colheita e secagem, entre outros, que ajudam a compor um café especial.

O crescimento do setor de cafés especiais exige um trabalho diferenciado para garantir que o produto seja de uma fonte confiável e de qualidade. Nesse sentido, a BSCA é a única instituição brasileira a emitir certificação de qualidade dos lotes de cafés especiais. Para garantir o trabalho realizado através de critérios internacionais, a BSCA certifica os lotes, que podem ser monitorados através de rastreio, QR Code ou pela própria BSCA. O Selo BSCA de Qualidade permite, também, a rastreabilidade total, através de uma numeração individual, e é disponibilizada para consulta aos consumidores.

Sem dúvida, o Selo BSCA de Qualidade é a única garantia que os consumidores brasileiros e estrangeiros possuem de estar adquirindo um café especial do Brasil. Para que os mercados interno e externo possam ter conhecimento desse diferencial dos produtos brasileiros, a BSCA está com uma campanha que vai abranger, primeiramente, o Brasil e os EUA. Com o mote “O Certificado BSCA existe para que o Brasil tenha orgulho e o mundo tenha prazer”, a instituição quer fazer com que os consumidores de café tenham a garantia de ter um produto certificado através dos selos BSCA.

“É muito importante para os produtores membros BSCA mostrarem o seu café especial com a garantia de um produto de alta qualidade. Essa campanha tem o compromisso de informar os consumidores sobre a procedência do café especial brasileiro e aumentar a presença – e o consumo – dos nossos produtos no Brasil e no exterior”, explica Vanúsia Nogueira, diretora executiva da BSCA.

Para alcançar o máximo possível o público-alvo da campanha, a BSCA irá utilizar de várias ferramentas online, como o Google Pesquisa, o Google Display e as redes sociais Facebook, Twitter, Linkedln e Instagram. “Com essa campanha, a BSCA espera que os consumidores brasileiros e norte-americanos possam avaliar melhor os nossos cafés especiais e consumam um produto que tenha a garantia do Selo BSCA de Qualidade”, finaliza Nogueira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da BSCA (Por Paulo A. C. Kawasaki)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *