Câmara inaugura exposição sobre história do café no Brasil

Imprimir

A Câmara dos Deputados inaugurou na sexta-feira (19) a exposição fotográfica "Café do Brasil", que relata a história do grão e destaca seu importante papel na economia nacional. Realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a mostra permanece aberta ao público até o dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no Salão Negro do Congresso. A entrada é franca.

O Brasil é considerado o maior produtor e exportador do produto, além de ser o segundo mercado consumidor de café do mundo

"Café do Brasil" traz obras dos fotógrafos Guilherme Gaensly e Essio Pallone Filho. O primeiro retratou a indústria de café e as fazendas de São Paulo durante a virada do século 19. Já Pallone Filho registrou a cafeicultura nas fazendas de São Carlos, no interior paulista. A exposição – que tem curadoria do historiador Casimiro Neto – conta ainda com fotografias de profissionais do Sesc que apresentam o plantio de café orgânico em fazendas de São Paulo e do Distrito Federal.

Além de uma linha do tempo com a trajetória do café – desde seu surgimento na Etiópia no século 6, até os dias atuais -, a exposição apresentará também os diferentes tipos de grãos, assim como alguns objetos históricos cedidos pelo Museu de Ribeirão Preto (SP). O Brasil é considerado o maior produtor e exportador do produto, além de ser o segundo mercado consumidor de café do mundo.

Serviço:
Exposição "Café do Brasil"
Período: 19 de setembro a 9 de novembro
Horário: 9 às 17 horas
Local: Salão Negro da Câmara dos Deputados
Entrada franca

Fonte: Portal Vermelho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *