Cafés industrializados: Brasil foca mercado canadense

Imprimir

Estabelecer maior contato comercial entre empresários brasileiros e canadenses, e assim ampliar o mercado para os cafés em grãos torrados ou moídos no Brasil. É com esse objetivo que indústrias como Daros/Café, Tijuco Preto e Spress Café, integrantes do PSI – Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, participam pela primeira vez do pavilhão brasileiro no SIAL 2010 – Salão Internacional de Alimentação, uma das mais importantes feiras do Canadá, que será promovida na próxima semana, no Palácio dos Congressos, em Montreal, de quarta a sexta-feira (21 a 23/04).

Em 2009, a coordenação do PSI – Cafés do Brasil, realizado pela Apex-Brasil em parceria com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, participou pela primeira vez do evento, de forma institucional e mais para buscando prospecção de negócios. "Queríamos conhecer mais de perto o mercado canadense para saber qual o potencial de negócios poderia ser gerado", diz Christian Santiago e Silva, coordenador executivo do projeto. O resultado superou as expectativas e só com a Reseau Laurentides, uma rede de 32 butiques de café com sede em Quebec, foi fechado negócio no valor de 350 mil dólares canadenses, com a venda de cerca de 60 toneladas de café torrado e moído certificado.

"Além do saldo positivo de negócios, a prospecção do mercado mostrou que o produto brasileiro, principalmente da categoria premium, é de interesse não só de cafeterias e butiques de café, mas também de importadores e distribuidores canadenses. Isso gerou o interesse de mais empresas brasileiras, que este ano estarão presentes com suas marcas e poderão negociar diretamente com empresários locais durante a feira", explica Santiago e Silva.

O Pavilhão Brasileiro no SIAL, que contará com a participação de três entidades e 34 empresas de diversos segmentos, está sendo organizado pelo Setor de Promoção Comercial do Brasil (SECOM), do Consulado Geral do Brasil em Toronto. O SECOM é responsável pela promoção de produtos e serviços brasileiros e, entre outras realizações, dá apoio a missões empresariais, cuida da captação de investimentos e coordena a participação de empresas brasileiras em feiras e congressos no território canadense.

Fonte: Tempo Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *