Cafés especiais terão novas embalagens

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) uniu-se à Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), à Bourbon Specialty Coffees, à Carmocoffees, à Klabin e à Videplast para desenvolver um projeto inédito que criará novas embalagens para o armazenamento de cafés especiais. A mudança será feita para manter o aroma e o sabor e preservar melhor as qualidades originais dos grãos, permitindo assim maior período de armazenamento.

Além disso, o projeto prevê melhor aproveitamento do espaço nos armazéns e no transporte, com consequente redução do custo logístico e de embalagem. Coordenada pelo professor Flávio Meira Borém da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a iniciativa vai avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso de embalagens capazes de preservar melhor a qualidade física e sensorial dos cafés especiais por longos períodos.

“Nossa expectativa é que os resultados desse trabalho sejam absorvidos em grande escala e de maneira rápida pelo mercado de café, que busca soluções mais eficazes. No primeiro momento, os cafés especiais serão priorizados por apresentar maior valor agregado. Posteriormente, os cafés commodity certamente irão optar pelas novas embalagens”, explica Vanusia Nogueira, diretora da BSCA e gerente do Projeto Setorial Cafés do Brasil, desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

A preservação dos atributos sensoriais do café depende, essencialmente, das condições de armazenamento do produto, que possui um significativo período de estocagem. O prolongamento do tempo de armazenamento significa maior valor agregado ao produto, além de permitir que o cafeicultor defina o momento mais favorável para ofertar seu produto ao mercado.

Atualmente as embalagens para armazenagem de cafés especiais são importadas e apresentam alto valor de custo. Esse estudo brindará os cafeicultores e empresas brasileiras com um produto nacional de uma cadeia sustentável e reciclável. Em breve o café brasileiro será acondicionado em uma embalagem com maior qualidade, elevando assim a percepção de seus atributos para todos os consumidores. O relatório final dos diferenciais e a apresentação da nova embalagem serão realizados em abril de 2016.

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA

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