Cafés Especiais: Cup of Excellence tem julgamento no Iapar, em Londrina

Imprimir

O Paraná sedia a fase internacional do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence Early Harvest, Edição 2012. Os julgamentos começaram nesta segunda-feira (5), na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, e prosseguem até sexta-feira (9), quando serão anunciados os lotes vencedores, em cerimônia de premiação na Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2012), em Jacarezinho (PR), a partir das 18h30.

Os melhores cafés do concurso, destinado exclusivamente aos grãos produzidos por via úmida (cerejas descascados e/ou despolpados), ganham como prêmio a venda de seus lotes no exclusivo leilão Cup of Excellence, que será disputado no dia 10 de janeiro de 2013, via internet, por torrefadoras e casas de café sediadas de todo o mundo, em especial na América do Norte, Europa e Ásia.

Paraná – A realização da etapa internacional do Cup of Excellence no Paraná faz parte de um esforço para estimular os produtores do Estado a participar desse tipo de competição. “Produzimos grãos de ótima bebida, capazes de competir em certames de alto nível, mas nossos cafeicultores ainda relutam em participar desses eventos”, explica Paulo Franzini, da Câmara Setorial do Café no Estado.

O pesquisador Armando Androcioli, diretor técnico-científico do Iapar, lembra que os esforços para melhoria da qualidade de bebida paranaense começaram em 1998, com uma simples campanha direcionada aos produtores – que agora chega à maturidade e gera inclusive esforços para demarcação de regiões de origem. Para o especialista, a realização da etapa internacional do Cup of Excellence no Paraná também é uma oportunidade para os técnicos e provadores locais, que se beneficiarão do contato com a dinâmica de um evento dessa magnitude e do contato com juízes internacionais.

Regulamento – A participação é aberta a todos os produtores brasileiros da variedade arábica por via úmida. O certame é dividido em três etapas. Na primeira, as amostras inscritas são transformadas em número por uma empresa de auditoria e passam por uma pré-seleção para assegurar que cumprem padrões mínimos de qualidade.

No segundo estágio, os lotes classificados são provados sem identificação por um júri nacional. Essa etapa foi realizada na sala de provas da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), em Varginha (MG), na semana passada. Os lotes que concorreram foram julgados nos quesitos tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida.

Foram classificados os 50 melhores cafés, que seguem para o julgamento de uma comissão internacional (Brasil, Austrália, Estados Unidos, Noruega, Japão e Coreia do Sul) de 27 especialistas, agora realizado no Iapar, em Londrina. O anúncio dos vencedores do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence Early Harvest, Edição 2012 – será feito na sexta-feira (9), durante a Ficafé de Jacarezinho.

Organização – Promovido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), o concurso é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio institucional da Secretaria de Agricultura do Paraná (por intermédio de suas vinculadas Iapar e Emater-PR), da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). O certame conta com a auditoria do Centro de Comércio do Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e, nesta etapa final, também com o Centro de Comércio do Café do Paraná.

Fonte: Assessoria de Imprensa – IAPAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *