Cafeicultura: Começa ciclo de palestras da Cooparaíso

Imprimir

Produtores, trabalhadores e famílias rurais da região podem se programar para participar do Ciclo de Palestras sobre Cafeicultura, Saúde e Alimentação, que está sendo promovido pela Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) em parceria com o Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os eventos gratuitos já iniciaram neste mês e prosseguem até novembro, com uma participação média de 40 pessoas a cada palestra.

O Ciclo de Palestra é organizado pelo Departamento de Educação Cooperativista da Cooparaiso e também conta com a parceria da Acissp (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso). Os eventos acontecem nos municípios de São Sebastião do Paraíso, Bom Jesus da Penha, Pratápolis, São Tomás de Aquino, Guapé, Jacuí e Itamogi (confira programação abaixo).

A próxima palestra – Operação e Manutenção de Colhedora de Café – acontece no dia 15 de agosto em São Tomás de Aquino. Os primeiros eventos foram sobre Derriçadora e Roçadora Manual nos núcleos de Bom Jesus da Penha, Jacuí e São Sebastião do Paraíso.

Conforme o educador cooperativa e mobilizador do Senar pela Cooparaiso, Ricardo Ferreira, as palestras têm atraído um bom número de produtores e trabalhadores rurais.

“Nosso objetivo é levar informações sobre esses temas ao público rural. São temas de interesse que buscam melhoia da qualidade do café e da qualidade de vida da família rural”, disse Ricardo. “Os participantes têm elogiado as palestras, que trazem novas informações e dão dicas para baixar custo da produção e sobre saúde no campo”, completou.

As palestras, que têm 2 horas de duração, são ministradas por instrutores que dão cursos do SENAR. “Nas palestras, os instrutores fazem um resumo do que é abordado nos treinamentos. Esta é uma forma de divulgar o trabalho do Senar e um incentivo para demandar mais eventos na região”, contou Ricardo.

Os participantes vão receber Certificado de Participação pela Cooparaiso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3411-7052.

Confira programação:

Palestra: Operação e Manutenção de Colhedora de Café

15/08 – São Tomás de Aquino

16/08 – São Sebastião do Paraíso

Palestra: Planeje seu Cardápio com economia e ganhe qualidade de vida

25/09 – Bom Jesus da Penha

26/09 – Pratápolis

27/09 – São Sebastião do Paraíso

Palestra: Características de bebidas e defeitos que afetam a comercialização do café

08/10 – Jacuí

09/10 – Itamogi

10/10 – Guapé

Palestra: Operação e Manutenção de Colhedora de Café

27/11 – Itamogi

Fonte: Notícias do Sudoeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *