Cafeicultores mineiros perdem até 10% da produtividade por semana com estiagem

Imprimir

Estiagem tira 5% de produtividade por semana dos cafezais do planalto de Minas. Preços recuam na sexta-feira, com realização de lucro em N. York, mas os fundamentos mostram que falta café de qualidade.

As perdas na produtividade de café de Minas Gerais já precificam altos preços na Bolsa de Nova York e preocupa os produtores da região que vêm a estiagem tirar entre 5 e 10% da produtividade por semana dos seus cafezais. Nesta sexta, os preços recuam em Nova York com realização de lucro, mas os fundamentos mostram que faltará café de qualidade.

O presidente do sindicato rural de Boa Esperança (MG), Manoel Joaquim da Costa, relata que as perdas são maiores nas regiões de cerrado e solo arenoso, mas no geral, a produtividade caiu 50%. No sul de Minas, a queda se compara à de 2007.

É triste a situação dos cafeicultores brasileiros que enxergam os tão sonhados altos preços baterem máximas no mercado internacional e, o Brasil como maior exportador do grão, teme não ter produto de qualidade para entregar em ano de bianualidade.

Fonte: Redação Notícias Agrícolas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *