Cafeicultores endividados começam a colheita do café sem o Governo liberar recurso do Funcafé

Imprimir

A colheita da safra de café está começando aos poucos e o Governo ainda não liberou os recursos do Fundo de Despesa da Economia Cafeeira (Funcafé), dificultando ainda mais a situação do cafeicultor. O valor estimado pelo Governo seria de R$ 1,3 bilhão, abaixo do que o setor precisa e o Conselho Nacional do Café (CNC) pleita conseguir R$ 4,5 bilhões para colheita e estocagem.

Segundo o presidente da CNC, Gilson Ximenes, a situação do produtor para este ano é desesperadora, pois está totalmente descapitalizado. Ele pede para que o Governo acelere a liberação do recurso do Funcafé, bem como, renegocie as dívidas dos cafeicultores.

"Faz quatro anos que nós estamos nessa luta; faz dez anos que o café está abaixo do custo então é preciso que o Governo entenda que o café ainda é o produto agrícola que mais dá mão-de-obra nesse país", reivindica.

A expectativa de grande safra este ano necessitará de mais recursos do que o já estimado pelo Funcafé, uma vez que os problemas com colheita e estocagem não são novidade no país. Para Ximenes, o que falta ao Governo é vontade política para com a cafeicultura brasileira, a esperança fica no novo Ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Fonte: Redação N.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *