Cafeicultor de Araponga (MG) cria “Projeto Semente – café do amanhã” e recebe apoio do SENAR

Imprimir
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é parceiro do projeto “Semente – Café do Amanhã”, em Araponga (MG). O objetivo é incentivar a juventude e os estudantes da Escola Família Agrícola a se envolverem com a cafeicultura, especialmente cafés especiais, e estimular a permanência no campo e a sucessão familiar.

“Vamos oferecer oportunidades para os jovens e as crianças porque educação e conhecimento são a base para formar um cidadão de bem. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, com sua diversidade de cursos e programas, inovação e experiência, vai levar tecnologia, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e transformar vidas”, afirmou o idealizador do projeto e participante do programa ATeG, Edimar Miranda.

Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, esta é uma oportunidade de estimular a participação de novas gerações na cafeicultura, apresentar o potencial da atividade e valorizar a produção da região.

“Ao se unir com parceiros estratégicos, o projeto reforça a promoção da Região das Matas de Minas e dissemina informações sobre a produção e consumo de cafés especiais. Também vai valorizar os cafés dos participantes, pois atrai a atenção de compradores nacionais e internacionais”, afirmou Marcos Reis.

Primeiros passos

Um encontro em Araponga reuniu os parceiros para apresentarem as propostas de atuação do projeto. Participaram Edimar Miranda, Marcos Reis, representantes do poder Executivo e da Educação, religiosos, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade, a mobilizadora Mirivone da Silveira Roberto e o técnico do ATeG Café, Laio Almeida.

As ações estão sendo estruturadas e incluem estender a atuação a outros setores econômicos que possam ajudar no desenvolvimento da região, como o turismo rural e a gastronomia.

O produtor Edimar Miranda doou duas sacas de café especial que serão torradas com o apoio da empresa Café dos Reis. O produto terá o certificado de origem Região das Matas de Minas e será comercializado com o selo do projeto. A renda será destinada às ações do projeto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Viçosa (Por Lílian Moura)