Café verde: o novo queridinho da dieta e do rejuvenescimento

Imprimir

Esta iguaria consumida pelo homem há mais de mil anos guarda uma relação de amor e ódio com a medicina. O café já foi o vilão e o mocinho da saúde nas pesquisas científicas. Hoje, já se sabe que o consumo do café torrado traz muitos benefícios ao organismo, mas o que dizer sobre o grão de café verde?

Em primeiro lugar, o café verde não é verde. Ele possui uma coloração marrom como o torrado. Ficou curioso? Confira todas as informações com a nutricionista Nicole Sinigoi, que é especialista em Nutrição Clínica Funcional.

Qual a principal diferença entre o grão do café verde e o café torrado?
O café verde nada mais é do que o grão do café em sua forma integral, ou seja, não sofre o processo de torrefação. Durante o processo de torra, o grão perde compostos que quando consumidos com frequência trazem benéficos à saúde.

Quais os benefícios que o consumo do grão de café verde pode proporcionar ao organismo, principalmente em relação à perda de peso?
O grão do café verde atua como antioxidante, combatendo o envelhecimento das células e prevenindo o desenvolvimento de patologias relacionadas ao estresse oxidativo, como o câncer, diabetes mellitus, aterosclerose e doenças neurodegenerativas.

Ele auxilia no processo de emagrecimento por possuir altos níveis de ácido clorogênico, importante composto ativo que ajuda a reduzir a absorção de glicose no intestino, regulando os níveis de açucares no sangue e seu armazenamento em forma de gordura.

Além disso, também possui a cafeína (também presente no café torrado) que atua como termogênico, acelerando o metabolismo e fazendo com que o organismo utilize mais energia, consequentemente, elevando o gasto calórico.

Não podemos considerá-lo um composto milagroso. Seus resultados são notados apenas quando associado à prática regular de atividade física e reeducação alimentar.

De forma esse alimento pode ser consumido?
O grão em sua forma crua não pode ser consumido como bebida, sendo atualmente utilizado como extrato seco encapsulado.

Qual a quantidade diária recomendada?
A quantidade recomendada é de 100 a 200 mg ao dia.

Existe contraindicação ao consumo do grão de café verde?
Sim, o consumo excessivo de tal grão possui ação estimulante, sendo contraindicado para pessoas que sofrem de estresse, nervosismo e quadro de hipertensão arterial. Também é contraindicado para casos de hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras gastroduodenais.

Onde podemos encontrar o grão de café verde para comprar?
O grão do café verde em sua forma natural é facilmente encontrado em lojas de cereais. Já seu extrato seco é encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, porém seu consumo é recomendado apenas sob prescrição médica ou de nutricionistas.

O café verde é encontrado comumente nas casas de produtos naturais, inclusive pela internet, associado ou não a outras substâncias, como o colágeno e o picolinato de cromo. Além disso, também existem as versões para quem está em dieta de controle de açúcar.

Fonte: Yahoo Contributor Network

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *