Café verde é indicado para combater doenças e auxiliar na perda de peso, dizem nutricionistas

Imprimir
Depois de ser diagnosticada com gordura no fígado, a estudante Bárbara Oliveira, de 21 anos, teve de passar por uma reeducação alimentar. Além de aliar atividade física à alimentação balanceada, ela também contou com a ajuda de um elemento indicado pela sua nutricionista: a cápsula de café verde.

Duas vezes ao dia (antes do café da manhã e antes do almoço), Bárbara notou resultados que não imaginava encontrar ao ingerir o café verde. “Tomo há um mês e meio e percebi aumento em minha disposição. Sinto mais diferença no período da manhã quando vou trabalhar. O serviço rende mais e eu trabalho melhor”.

Os grãos de café verde são encontrados, com mais frequência, concentrados em cápsulas e são ingeridos juntamente de água. Mas também existem na forma solúvel ou em pó.

A diferença para o café comum é que o verde é armazenado antes de ser torrado. A torrefação é o que dá a cor marrom, aroma característico e o sabor à bebida. Embora os grãos verdes tenham pouco aroma e sabor ligeiramente amargo, possuem mais benefícios que o café torrado, segundo a nutricionista Jessica Ribeiro.

Bárbara Oliveira (21) passou por reeducação alimentar após diagnóstico de gordura no fígado (Foto: Gustavo Oliva)

Ela afirma que o café verde contém duas vezes mais cafeína do que o grão de café torrado, além de ser rico em ácido clorogênico e possuir uma potente atividade antioxidante.

“Destaca-se a contribuição para a preservação ou redução do desenvolvimento de doenças, apoia a função cardiovascular e combate sinais do envelhecimento. Além disso, estudos sugerem que o ácido clorogênico contribui para o emagrecimento”, disse a nutricionista.

Resultados positivos

A nutricionista receita as cápsulas de café verde aos pacientes há mais de dois anos e comprovou bons resultados dentro e fora do consultório. “Melhora na disposição, energia para a realização de atividade física (devido à presença da cafeína), aumento da queima de calorias e auxílio no emagrecimento”.

Resultados que também foram notados pela estudante Bárbara, que comemorou ao descobrir que perdeu medidas em seu corpo. “Além da diminuição de peso, senti que minha barriga diminuiu principalmente na parte do estômago”.

Luciana Monteiro, nutricionista, recomenda o consumo da cápsula durante o dia, já que a cafeína atrapalha o sono (Foto: Redes Sociais)

Segundo Luciana Monteiro, nutricionista que também indica a cápsula aos pacientes, os grãos possuem de 5% a 10% de ácido clorogênico e atua no organismo combatendo, inclusive, a diabetes.

“O café verde diminui a absorção de glicose no intestino, inibindo assim a enzima responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea. Sendo assim, o café verde combate a diabetes”.

Indicações e consumo

Luciana explica que o uso é contraindicado para pessoas com hipertensão, tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gastroduodenais, problemas hepáticos e reumáticos.

Ela afirma que o café verde não deve ser um suplemento, mas sim um alimento funcional. “A indicação geral para conquistar os benefícios é consumir 200 mg diariamente, dividindo em duas vezes: pela manhã e à tarde, já que à noite pode causar dificuldades para dormir”.

A nutricionista Jessica Ribeiro explica que o café verde possui mais benefícios que o café comum, pois não perde as propriedades durante a torrefação (Foto: Amanda Veronesi)

O café verde pode ser encontrado em farmácias de manipulação e também em lojas especializadas. Em um armazém de produtos naturais de Poços de Caldas (MG), a cápsula de café verde é uma das mais procuradas.

A proprietária Tatiana Chagas Dutra afirma que o produto é reposto com frequência devido à alta procura. As mulheres são as que mais consomem o café verde, segundo ela. “Muita gente passa aqui e conta que consome as cápsulas não apenas para o emagrecimento, mas também para obter mais disposição no dia a dia”.

Fonte: G1 Sul de Minas (Por Gustavo Oliva para a página especial “Grão Sagrado”)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *