Café será beneficiado com as pancadas de chuva do início de outubro

Imprimir

A chuva voltou para boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mesmo que de forma irregular. As pancadas que ocorreram no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e região do triângulo mineiro provocaram a abertura da florada de café. 

Uma boa florada agora garante grãos sadios na colheita em junho de 2014. Algumas regiões cafeeiras, como Franca e Marília, ainda fecharam o mês com chuvas abaixo da média. Mas, ao que tudo indica, outubro vai começar com tempo bastante instável sobre parte do Sudeste do Brasil, o que deve reverter o déficit hídrico do solo de algumas áreas que estavam bem mais secas.

Desde o final de semana, a combinação de uma área de baixa pressão atmosférica provoca chuva e trovoadas sobre o interior paulista. Neste domingo, dia 29, os acumulados ficaram entre 12 e 18 milímetros Araçatuba, São José do Rio Preto, Ourinhos, Catanduva e Bauru. No começo desta segunda, dia 30, as chuvas atingiram o norte e o nordeste paulista de forma fraca e a divisa com o Paraná, no vale do Ribeira, já de forma moderada.

Os modelos de previsão do tempo indicam chuvas acima da média para São Paulo no mês do outubro apenas no oeste do Estado, onde se concentram boa parte das lavouras. Na terça, o tempo permanece instável sobre o Estado de São Paulo e a partir do início da tarde há previsão de chuva mais intensa na região de São Carlos e da Grande São Paulo, inclusive com potencial para alagamentos. À noite, a chuva forte se espalha e atinge o Litoral e as regiões de Sorocaba, Avaré, Pirassununga, São Carlos, Ribeirão Preto, Prudente, Lins, Araçatuba, Avaré, Barra Bonita e São José do Rio Preto.

Na quarta, dia 2, a frente fria mantém a chuva forte sobre Avaré e Barra Bonita pela manhã. À tarde, a chuva forte passa a atingir Campinas e a Serra da Mantiqueira e durante a noite a chuva forte passa a atingir Catanduva, Araraquara e Prudente.

Na Grande São Paulo, a previsão é de tempo fechado, com chuva fraca e temperatura baixa. Na quinta a chuva forte retorna a partir do início da tarde e atinge a Serra da Mantiqueira. À noite, intensos temporais são esperados para o Vale do Paraíba, Itapeva, Franca, Serra da Mantiqueira, São José do Rio Preto, Grande São Paulo e todo o Litoral Paulista.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *