Café se mistura com a arte: concurso tem vencedor

Imprimir

O brasileiro André Komatsu venceu a quarta edição do Prêmio illy SustainArt, concedido a jovens artistas, abaixo de 35 anos, que exibiram seus trabalhos da seção especial chamada Solo Projects: Focus Latin America da Feira de Arte Contemporânea de Madri (ARCOmadrid), na Espanha.

O artista brasileiro, representado pela Galeria Vermelho, concorreu com a obra “Concreto Periódico”. O júri internacional – formado por dois curadores, María Inés Rodríguez e Adriano Pedrosa, além do diretor artístico da illycaffè, Carlo Bach – entregou o reconhecimento ao artista no espaço desenvolvido por Tobias Rehberger, especialmente para a ARCOmadrid 2011.

Para o corpo de jurados: “A obra do artista, exibida nesta exposição, se destaca pelo seu forte impacto visual e pela sua qualidade. Além disso, ela revela uma jornada pessoal inovadora, articulada em sua composição escultural, arquitetônica e artística. Estamos, portanto, muito felizes por conceder o prêmio a André Komatsu.” O artista recebeu 15 mil euros e a oportunidade de desenvolver um projeto para a illy Art Collection, a coleção de xícaras da marca, assinada por artistas de renome internacional, além de jovens talentos.

André Komatsu, de 32 anos, mora e trabalha em São Paulo (SP) e é formado em design pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), também localizada na capital paulista. Mostras individuais: Soma Neutra, Galeria Vermelho (2009) e Projeto Bolsa, Museu da Pampulha (2006). Mostras coletivas: Para Ser, (MUSAC, Espanha, 2010), Obsession (University of Leeds, Reino Unido, 2009), After Utopia (Museo Pecci, Prato, Itália, 2009), When Lives (Yerba Buena, Estados Unidos; Museum of Contemporay Art Tokyo, Japão; Hiroshima Museum, Japão).

O Prêmio illy at ARCOmadrid é parte de um grande projeto, dedicado aos talentos emergentes da arte e do design contemporâneo, lançado, há mais de 15 anos, pela illycaffè em parceria com as mais significativas feiras e exposições de Arte Contemporânea de padrão internacional, entre elas: Artissima (Turim, Itália), Art Brussels (Bruxelas, Bélgica) e Art Rotterdam (Roterdã, Holanda).

Fonte: AgnoCafe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *