Café robusta tem a maior média de março da série

Imprimir

O café robusta teve no mês de março, a melhor cotação da série analisada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), desde 2001. O valor chegou a R$ 303,44, grão tipo 6 peneira 13 acima, saca de 60 kg. Segundo o Centro de Estudos, a valorização recente do grão está atrelada à perspectiva de menor oferta do Espírito Santo, principal produtor nacional, na safra 2015/16.

Porém, os preços se enfraqueceram um pouco no início deste mês, mas o patamar ainda é elevado. Nesta quarta-feira, 8, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou em R$ 299,37, a saca de 60 kg. Uma queda de 0,93% em sete dias.

A colheita do café robusta começou em meados de março em Rondônia e apenas nos últimos dias no Espírito Santo. As atividades devem ser intensificadas nas próximas semanas. De acordo com analistas do Cepea, os grãos precoces capixabas já estão sendo preparados e alguns lotes até têm sido disponibilizados para prova e negociações.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a produção capixaba de robusta foi prejudicada pelo clima seco no finaldo ano passado e primeiro bimestre de 2015 – até agora, as chuvas continuam irregulares. Agentes consultados pelo Cepea indicam que ainda é difícil estimar as perdas nas lavouras, mas devem ser significativas.

Fonte: Canal Rural com informações do Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *