Café: qualidade da safra supera expectativas

Imprimir

Uma forte massa de ar de origem polar provocou o declínio das temperaturas na última semana. As mínimas registradas em Campos do Jordão chegaram a 3 graus, mas não houve registro de geadas nas áreas agrícolas. Nas lavouras de milho safrinha o problema maior continua sendo a pouca disponibilidade de água no solo, sobretudo no oeste e noroeste do Estado.

A quantidade de água disponível no solo diminuiu, ficando abaixo dos 50% em Barretos, Votuporanga, Ilha Solteira, São José do Rio Pardo, Jaboticabal e Ribeirão Preto. A última frente fria trouxe chuvas isoladas e de baixo volume; o maior volume, 85 milímetros, foi registrado em Iguape.

O clima favoreceu a colheita do café, que vem superando as expectativas com grãos uniformes e de boa qualidade. Os cafeicultores esperam recuperar as perdas da safra anterior que foi seriamente prejudicada pela chuva. Especialistas aconselham o produtor aguardar por melhores preços para efetuarem as vendas, pois é um momento em que o mercado internacional se ressente da falta de bons cafés do tipo arábica.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *