Café: produção da Índia deve aumentar devido a chuvas benéficas

Imprimir

A produção de café da India, terceiro maior produtor da commodity na Ásia, provavelmente vai se recuperar do primeiro declínio em seis anos, após chuvas impulsionarem o desenvolvimento dos grãos, disse um grupo de exportadores. As ações das exportadoras aumentaram em Mumbai, enquanto os preços do café diminuíram.

A colheita nos doze meses iniciados em primeiro de outubro deve se expandir das 300.000 toneladas (5 milhões de sacas de 60 kg) este ano, afirmou o presidente da Associação de Exportadores de Café da India, Ramesh Rajah, sem fornecer uma estimativa precisa. Enquanto ele espera um incremento na produção, a safra ainda pode ser prejudicada por ataques de pestes e chuvas reduzidas em função de um El Niño ainda este ano.

O crescimento da produção deve dar força aos embarques, abastecendo os estoques globais e potencialmente pressionando as cotações. Os futuros do grão arábica em Nova York entraram em território baixista este mês e tombaram 20% ante máximas de dois anos em abril. As cotações do robusta caíram 11% em Londres em relação ao maior nível em 17 meses, atingido em março.

Segundo membros de uma Associação de Plantadores, a produção total da India deve crescer 7% ante as 280.000 toneladas estimadas anteriormente. A de robusta, que corresponde por 70% do total, deve subir em 15%. As informações são da Bloomberg.

Agência Safras
Cândida Schaedler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *