Café: preços recebidos caem 4,6% em junho – IEA/SP

Imprimir

Os preços recebidos pelos produtores de café de São Paulo caíram 4,6% em junho, para R$ 275,09 por saca de 60 quilogramas, na comparação com os R$ 288,34 por saca registrados em maio. Em 12 meses, os preços do grão tiveram queda ainda mais acentuada: 19,76%.

O Indice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) encerrou o mês de junho de 2013 em queda de 1,05%. Separado em grupos de produtos, o IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou em baixa de 1,68%, enquanto o IqPR-A (produtos de origem animal) registrou alta de 0,63%.

Quando a cana-de-açúcar (que em junho fechou em queda de 1,21%) é excluída do cálculo do índice devido a sua importância na ponderação dos produtos, a variação dos índices em junho permanecem negativos, o IqPR tem desvalorização menor e fecha – em 0,87% e o IqPR-V registra 2,46%). Essa desvalorização maior no grupo de origem vegetal se deve as quedas das cotações para grande parte dos produtos, puxados principalmente pelas cotações do feijão, tomate, batata e laranja para mesa. As informações partem do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Agência Safras
Fábio Rübenich
Fonte: CNC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *