Café pode reduzir risco de diabetes

Imprimir

Um estudo levado a cabo pelo Instituto de Informação Científica sobre Café comprovou que o consumo moderado de café pode reduzir até 25% do risco de contrair diabetes tipo 2.

A constatação dos benefícios desta substância é comprovada por um teste oral de tolerância de glucose, que permitiu concluir que o ácido clorogénico e a trigonelina reduzem as respostas iniciais de glucose e insulina.

De acordo com a gestora do Programa Café & Saúde em Portugal, Teresa Ruivo, “são duas as teorias que sustentam esta conclusão: o facto de a cafeína estimular o metabolismo e aumentar o gasto de energia e o papel decisivo dos componentes do café ao equilibrarem os níveis de glucose dentro do corpo. Assim, os consumidores de 3/4 chávenas diárias têm menor risco de vir a desenvolver Diabetes tipo 2 quando comparados com indivíduos que bebem até 2 chávenas de café por dia ou não bebem de todo”.

A diabetes é uma doença que atinge mais de 370 milhões de pessoas em todo o Mundo (8,3% da população mundial) e estima-se que atinja mil indivíduos em Portugal, entre os 20 e os 79 anos, sendo que em metade dos cidadãos a doença ainda não foi diagnosticada.

Fonte: Notícias Ao Minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *