Café pode ajudar saúde de diabéticos

Imprimir

Grãos de café têm substâncias antioxidantes anuncie! O cafezinho de todos os dias pode ser um grande aliado da saúde. Segundo estudos realizados recentemente, substâncias encontradas na bebida podem ajudar a evitar complicações decorrentes da diabetes, como doenças cardíacas, por exemplo.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, isso acontece pois o café contém características antioxidantes. “A diabetes é uma doença bastante oxidativa e o ácido cafeico e a metilxantina, presentes na bebida, ajudam a combater esse sintoma.”

Os radicais livres, moléculas presentes no corpo, quando em excesso, acabam prejudicando o bom funcionamento das células. As substâncias antioxidantes conseguem combater esse dano, por isso, são tão importantes.

As pesquisas apontam que para conseguir tal efeito é preciso tomar de quatro a seis xícaras de café por dia. A nutricionista, porém, recomenda três doses diárias no máximo. “Essa medida já beneficia o organismo, além disso, o consumo em excesso pode trazer efeitos colaterais, como a insônia.”

A endocrinologista do Hospital Santa Catarina Priscilla Cukier ressalta que a bebida popular pode ser benéfica, mas é preciso ter cautela ao recomendá-lo aos diabéticos. “É difícil generalizar, cada organismo responde de um jeito, até o efeito dos medicamentos podem variar entre diferentes organismos.”

Além do alto poder antioxidante, o café também ajuda quem está de dieta. De acordo com Daniela, a cafeína é responsável por acelerar o metabolismo. “Com isso, a queima de gordura também é turbinada, mas não vale adicionar açúcar.”

Fonte: Diário de S. Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *