Café: Paraná tem pior estiagem dos últimos 50 anos, diz Deral

Imprimir

Os produtores de café do Paraná estão enfrentando dificuldades com a seca no estado. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), essa é a maior estiagem dos últimos 50 anos.

Segundo Paulo Franzini, analista do Deral, a prolongada estiagem durante os meses de março, abril e maio causou dificuldades para o produtor, como o enchimento dos grãos, em algumas regiões do estado.

“Choveu em média um terço do normal para o período, então algumas regiões estão sofrendo mais, justamente a principal região produtora, do norte pioneiro. Mas ainda é prematuro falar em perdas quantitativas, porque a colheita está apenas começando”, comentou.

Cerca de 10% da safra do café foi colhida no Paraná, uma safra menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, uma das consequências da seca prolongada. Sobre a chegada de chuvas, o analista comentou que “infelizmente chega tarde, mas ela ainda é muito bem vinda. Algumas lavouras de validades mais tardias podem se beneficiar dessas chuvas.”

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *