Café: Nova York deve se sustentar acima de 220 cents; Fundos mais comprados

Imprimir

Os contratos futuros de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) estão com inclinação altista, batendo o melhor nível em 13 anos e meio e devem tentar se sustentar acima de 220 cents .

Hoje é o último dia de negociação do vencimento dezembro/10 na ICE. A semana de Natal deve esvaziar ainda mais o mercado.

O corretor Theo Amaral, da Terra Futuros, informa que os futuros de café subiram forte na sexta-feira, depois que a máxima a 221,45 cents, marcada em 10 de novembro, foi rompida. "Compras de técnicas e ordens automáticas levaram os preços para níveis ainda mais altos", diz.

Os fundos de investimento também atuaram nas compras. Relatório da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), divulgada na sexta-feira, mostrou que os fundos elevaram um pouco mais o saldo líquido comprado na semana encerrada no dia 14. O saldo líquido comprado passou de 36.863 lotes no dia 7 para 37.987 lotes no dia 14.

Considerando futuros e opções, o saldo comprado, que era de 26.886 lotes no dia 7, subiu para 28.557 lotes no dia 14. Já os fundos de índice elevaram o saldo líquido comprado de 48.523 lotes para 48.832 lotes no período.

Amaral acrescenta que os futuros de café em Nova York estão sustentados pelos diferenciais firmes para os grãos de qualidade. A Colômbia enfrenta problemas de infraestrutura, provocados pelas chuvas. O Brasil deve colher safra menor no ano que vem, por causa da bienalidade da cultura.

O ambiente macroeconômico também favorece os preços, considerando a recuperação da economia global este ano, com bolsas e commodities encerrando o ano com valorização. Na sexta-feira, porém, os mercados estavam cautelosos. O FMI aprofundou os temores com a crise soberana europeia e o euro recuava ante o dólar.

Apesar disso, os futuros de café subiram forte em Nova York. O mercado de café operou no terreno positivo ao longo de toda a sessao. O vencimento para março/11 fechou com alta de 875 pontos, ou 4,04%, cotados a 225,30 cents. O contrato marcou máxima de 226,70 cents (mais 1.015 pontos). A mánima ficou 30 pontos acima do fechamento anterior, a 216,85 cents.

Fontes: ICE, Liffe e Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *