Café: no final da colheita, Cooabriel (ES) nota incidência de broca

Imprimir

Com aproximadamente 90% da colheita concluída na região da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel), produtores associados começam a observar a alta incidência de broca, que ataca os frutos no final da colheita. Segundo o gerente geral da entidade, Edimilson Calegari, há grãos que chegam para contagem com um percentual de 10% a 30% dos frutos atacados, mas o número varia bastante, pois depende da localização da lavoura.

Calegari comenta que a doença costuma atacar os frutos nessa época porque eles estão bem maduros. Para acabar com a infecção, cafeicultores costumavam utilizar o agrotóxico Endosulfan. Entretanto, o uso do produto foi banido no final de julho do ano passado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama).

Já o clima na região está favorável ao andamento da colheita. Semana passada a região recebeu precipitações, o que Calegari define como benéfico. "A planta precisava de chuva para fortalecer para a próxima florada", comenta. As temperaturas também estão dentro do esperado para o inverno, de acordo com o gerente geral.

A Cooabriel atua no norte e no nordeste do Espírito Santo e no sul da Bahia. A expectativa da entidade ainda é de receber de 1,1 a 1,2 milhão de sacas de café este ano. Em 2013, foram recebidas 860 mil sacas.

Agência Safras
Cândida Schaedler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *