Café lidera perdas entre commodities agrícolas

Imprimir

As bolsas de commodities agrícolas foram novamente penalizadas pela aversão ao risco que dominou os mercados financeiros e de mercadorias ontem, depois de a Grécia sinalizar que não atingirá as metas do déficit orçamentário de 2011 e de 2012. O café liderou as perdas. O contrato dezembro do grão arábica cedeu 2,38%, para fechar cotado a 223,45 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York. A expressiva queda dos preços nas últimas semanas fez com que o Credit Suisse revisasse para baixo sua estimativa para os preços do grão nos meses à frente. O banco estima o que a cotação cairá a 220 centavos nos próximos três meses e para 200 centavos nos próximos 12 meses, ante previsões de 285 centavos e 240 centavos, respectivamente, divulgadas em agosto.

A cautela reforçada fez com que investidores procurassem proteção no dólar, cuja valorização é negativa para os ativos negociados na moeda. Outro fator de pressão é o início da colheita no Vietnã, maior produtor mundial de robusta. O contrato janeiro desse tipo de café recuou 2,48%, para US$ 1.963 por tonelada, em Londres.

Em Chicago, a cotação do milho fechou estável, depois de uma queda de 6,3% na sexta-feira. O contrato dezembro encerrou o dia valendo US$ 5,9250 por bushel. Analistas consideraram que o movimento de liquidação empreendido pelos fundos esgotou-se e, além disso, empresas comerciais aproveitaram a forte baixa de preços para adquirir contratos. Mas as preocupações com os efeitos da crise da dívida grega sobre a economia global impediram uma recuperação das cotações.

Fonte: O Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *