Café + Forte deve gerar ações de capacitação para produtores rurais do Sudoeste de Minas

Imprimir
A integração de ações entre o Programa Café + Forte e o Escritório Regional do Senar Minas em Passos deve gerar mais ações de capacitação para os produtores rurais do Sudoeste de Minas. No dia 10 de outubro, os técnicos do programa Samuel de Souza e Hélcio Lopes se reuniram em Passos com o gerente Rodrigo de Castro Diniz para conhecer as ações de capacitação implementadas pelo regional na sua área de atuação. O ER09 atende 80 municípios, sendo que a maior parte deles tem como base econômica o café.

A partir da esquerda: Rodrigo Diniz, Hélcio Lopes e Samuel Souza (Foto: Divulgação Senar Minas)

Desenvolvido e coordenado pelo Sistema FAEMG, com o apoio do Sicoob Crediminas e de parceiros nos municípios onde o projeto está presente, o programa realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, aumentando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.

Para Rodrigo de Castro Diniz, esta integração pode potencializar as ações dos técnicos do Café + Forte e melhorar a eficiência do Programa como um todo. “A capacitação pode dar mais condição ao produtor de entender e desempenhar as recomendações técnicas. Em termos institucionais é uma aproximação em linha com as orientações do Sistema Faemg”, disse Diniz.

O técnico do Programa Samuel de Souza destaca que a parceria significa a união de esforços do Sistema na busca de soluções para o desenvolvimento da cafeicultura no Estado e que o trabalho com o regional de Passos servirá de modelo para difusão nas demais regiões cafeeiras de Minas Gerais. “O Café + Forte se tornou a oportunidade para a aplicação da metodologia educacional do Senar, junto ao público alvo. Assim, utilizando modelo sistematizado de difusão de tecnologia, aliado ao estabelecimento de parcerias sólidas junto às entidades locais, tem como resultado ganho e autonomia do produtor rural”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *