Café: falta de chuva prejudica novas floradas, diz Cepea

Imprimir

Falta de chuvas prejudica primeiras floradas do café arábica e traz mais incerteza para o mercado (Foto: Luciana Santos/Ed. Globo)

A colheita de café arábica da temporada 2014/2015 já está praticamente encerrada e, agora, agentes se atentam à próxima safra. De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as primeiras floradas referentes à temporada 2015/2016 já começaram a abrir nas principais regiões produtoras.

No entanto, as lavouras ainda enfrentam falta de chuvas. "Precipitações ainda são necessárias para a abertura e fixação das floradas, que são os primeiros indícios de como será a produção", informou a instituição, nesta quinta-feira (11/9).

Neste cenário, os preços da variedade nos mercados externo e interno seguem oscilando com força. Só nos primeiros 10 dias de setembro, o indicador do Cepea para o arábica registrou uma desvalorização de 10,74%, base São Paulo. Nesta quarta-feira (10/9), a cotação fechou a R$ 406,62 a saca de 60 quilos.

Quanto ao robusta, no Espírito Santo, a colheita da safra 2014/2015 já foi finalizada em agosto. Para a temporada 2015/2016, duas floradas foram verificadas: uma em meados da segunda quinzena de agosto e a outra, no final do mês.

"Como boa parte dos cafezais capixabas conta com irrigação e como o volume de chuvas foi satisfatório para o período, há expectativa de que uma terceira florada seja verificada em meados de setembro", informou o Cepea.

Nos primeiros dez dias de setembro, a variedade acumula baixa de 1,48%. Nesta quarta-feira (10/9), a saca de 60 quilos foi cotada a R$ 249,50.

Fonte: Globo Rural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *