Café especial: estão abertas as inscrições para o Cup of Excellence – Pulp Naturals 2014

Imprimir

Os produtores brasileiros de café por via úmida (cereja descascado ou despolpado) têm até o dia 1º de setembro para inscreverem suas amostras no Cup of Excellence – Pulp Naturals 2014. A 15ª edição do concurso será realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e terá como instituição anfitriã a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Este ano, o Brasil — que, em 1999, deu início à competição realizada atualmente em 10 países — sediará a centésima edição do certame. Entre 8 e 12 de setembro, os lotes inscritos passarão pela pré-seleção, na sede da BSCA, em Varginha (MG). As amostras que se classificarem irão para a fase nacional, prevista para ocorrer, também na Associação, de 6 a 10 de outubro. A fase internacional será realizada na semana seguinte, entre os dias 13 e 17, na sede da UFV, em Viçosa (MG), onde também ocorrerá a cerimônia de premiação do evento. O leilão dos lotes vencedores acontecerá em 26 de novembro deste ano e o pagamento em 26 de janeiro de 2015.

Com o sucesso da iniciativa do concurso anterior, quando a análise das amostras foi dividida por regiões produtoras, o padrão será mantido no Cup of Excellence – Pulp Naturals 2014. A pré-seleção terá os cafés avaliados separadamente pelas áreas oficiais do Brasil, processo que será repetido na fase nacional do certame, mas sem que os juízes tenham acesso à identificação da região dos produtos que estão provando.

Segundo Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA, a iniciativa foi tomada para dar mais oportunidades às novas regiões que passaram a investir no cultivo dos cafés especiais no Brasil. “O desejo da BSCA e de seus parceiros é, além de valorizar os cafés especiais brasileiros, valorizar também as suas origens produtoras e, consequentemente, os cafeicultores”, explica. Na fase internacional, os cafés deixarão de ser separados por regiões.

APOIO — Promovido pela BSCA em parceria com ACE e Apex-Brasil, o 15º Cup of Excellence – Pulp Naturals 2014 é patrocinado pelo Sebrae, tem a UFV como instituição anfitriã e a Safe Trace Café como auditora de todo o processo. Conta, ainda, com o apoio institucional de Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC), CarmoCoffees, Centreinar e Centro de Excelência do Café das Matas de Minas.

SERVIÇO
15º Cup of Excellence – Pulp Naturals 2014
Até 1º/09/2014: recebimento das amostras de cafés despolpados ou CD.
08 a 12/09/2014: pré-seleção dos lotes enviados, em Varginha (MG).
06 a 10/10/2014: fase nacional, em Varginha (MG).
13 a 17/10/2014: fase internacional e cerimônia de premiação (17), em Viçosa (MG).
26/11/2014: leilão dos lotes de cafés vencedores.
26/01/2015: pagamento dos cafés comercializados no leilão.

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de comunicação
Paulo André Colucci Kawasaki
(61) 8114-6632 / ascom@bsca.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *