Café especial: Brasil conhece campeões de Cup Tasters e Brewers Cup

Imprimir

Na sexta-feira, 22 de novembro, o Brasil conheceu seus novos campeões de barismo nas categorias Brewers Cup e Cup Tasters, competições realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio da Café Editora, dentro da Semana Internacional do Café (SIC), principal feira de negócios da cafeicultura na América Latina e uma das cinco mais importantes no mundo.

BREWERS CUP
Na competição que elege os profissionais que prepararam os melhores cafés pelo método filtrado e manual, utilizando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado, a campeã foi Julia Fortini Souza, da Academia do Café, que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Brewers, em maio de 2020, na Austrália, dentro da programação da feira Melbourne International Coffee Expo (MICE).

Para chegar ao título, Julia conduziu sua performance através do método Kalita Wave, utilizando 17g de café em pó (moagem média-grossa) para 250 mililitros de água, aquecida até 93ºC. O segundo colocado da disputa foi Garam Um, da Um Coffee Co, seguido por Luis Felipe Xavier Vasconcelos Regueira, da Coah, que fechou o pódio.

CUP TASTERS
Entre os participantes que colocaram sua experiência na distinção de cafés à prova, participando de testes triangulares com o objetivo de diferenciar qual das três xícaras possuía o café diferente, levando o menor tempo possível, o degustador da Exportadora de Cafés Carmo de Minas, Phelippe Nascimento, sagrou-se vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters.

Com sete acertos em 5’12’’, ele superou o segundo colocado, Edimilson Generoso, da Alicerce Comércio e Exportação de Café (seis acertos em 6’22’’), e o terceiro, Matheus Pedro Tinoco, da Kaffemaskiner (seis acertos em 6’40’’). Com o título, Nascimento será o representante brasileiro no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que ocorrerá em junho de 2020, na World of Coffee, em Varsóvia, na Polônia.

Os campeonatos de barismo tem o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no Brasil e contribuir para a educação do consumidor a respeito do segmento dos cafés especiais. Os baristas são essenciais para disseminar a cultura do produto entre os consumidores e extraem as bebidas com o máximo de qualidade, apresentando suas características, o que valoriza o café de excelência junto ao público final.

A BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail [email protected].

SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.

Fonte: BSCA – Assessoria de Imprensa (Natália Camoleze/Revista Espresso)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *