Café especial: 46 amostras disputam título do Cup of Excellence – Late Harvest

Imprimir

Começou na segunda-feira, 13 de janeiro, no Centro Regional Universitário UNIPINHAL, em Espírito Santo do Pinhal (SP), a fase internacional do 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil Cup of Excellence Late Harvest, certame realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). Nesta etapa, o júri internacional, composto por profissionais de prova e classificação dos principais compradores mundiais, vindos das Américas do Norte e Central, Europa, Ásia e Oceania, analisarão as 46 amostras classificadas na fase nacional, encerrada no dia 10 deste mês.

Após a apuração do júri nacional, cinco regiões produtoras contam com representantes na fase internacional do principal concurso de qualidade destinado a cafés colhidos e secos com casca no Brasil: Mogiana Paulista (SP) e Sul, Cerrado, Mantiqueira e Matas de Minas Gerais. A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus cafés classificados pode ser acessada no site da BSCA (http://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=16).

Nessa etapa do concurso, os profissionais do júri internacional voltarão a analisar as amostras de acordo com propriedades como corpo, sabor, doçura e grau de acidez, dando notas de 0 (zero) a 100, conforme tabela oficial do Cup of Excellence. Os lotes que tiverem pontuação igual ou superior a 85 pontos serão eleitos vencedores do Cup of Excellence Late Harvest 2013 e ganharão o direito de participar do concorrido leilão online, no dia 6 de março.

REALIZAÇÃO E APOIO

O 3º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil Cup of Excellence Natural Late Harvest é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), auditado pelo Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Paulo A. C. Kawasaki)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *