Café é tema de festival gastronômico em Londrina

Imprimir

O sabor e o aroma do café estão presentes em drinques, pratos salgados e em sobremesas de 17 estabelecimentos de Londrina. São restaurantes, cafeterias e espaços gastronômicos que participam do 2º Fest Café – Circuito Gastronômico do Café, que acontece até 31 de agosto. Na ocasião, os chefes transformam o “ouro verde” – como o grão ficou conhecido no século passado – em gastronomia.

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e conta com o apoio do Sebrae/PR, da Rota do Café e de outras entidades parceiras. A abertura do 2º Fest Café aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 6, na Cervejaria Fábrica 1.

O Fest Café já está na sua segunda edição. O evento foi inspirado na Rota do Café – roteiro turístico formado por 15 municípios concebido pelo Sebrae/PR. Para Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual do setor de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, a Rota do Café, além de resgatar a história da região, mostra aos empresários que o produto é extremamente viável economicamente.

“O Fest Café é mais um evento ancorado no grão tão apreciado pelos brasileiros e que fortalece a Rota do Café. Ele transformou fazendas históricas e propriedades rurais em destino turístico e agora se desdobra em outras ações. O festival gastronômico é uma delas. O projeto inicial, que era de turismo, envolveu literatura, está envolvendo também a área da gastronomia e, no futuro, poderá olhar ainda para outros elementos culturais”, diz Aldo Carvalho.

Ele acrescenta que a Rota do Café e o Fest Café estão inseridos no conceito de Economia Criativa, ao focar na criatividade e na inovação. “Os dois projetos estão aproveitando insumos que estavam adormecidos para torná-los fonte de renda”, afirma Aldo Carvalho.

Para Arnaldo Falanca, presidente do Abrasel, o café é a ‘praia’ do londrinense e o atrativo pode ser aproveitado de uma forma melhor pelos empresários da cidade. Segundo ele, Londrina ainda permanece ligada ao café e é preciso transformar o produto em estratégia de marketing para atrair visitantes. “O Fest Café é o primeiro passo para transformar o município em um destino gastronômico com pratos aromatizados com o café”, destaca.

Arnaldo Falanca acredita que o Festival é uma forma de incentivar os chefes a incorporarem o café no cardápio. “No futuro, teremos restaurantes de várias etnias que irão oferecer, para o público, pratos típicos aromatizados com o café. Vamos atrair novos turistas para Londrina, em busca de experiências gastronômicas”, finaliza.

Imperdível 

Quem quiser degustar as receitas especiais confeccionadas com o café tem até o final do mês para visitar os estabelecimentos: Barraco da Sopa, Bella Madre, Brasiliano, Happen Pizza, La Francine’s, Pizza Mais, Surubim, Varanda, Cafeteria Treviolo, Fábrica 1, Mercado Guanabara, Villa Fontana, Restaurante Alameda Dá Licença, Duetto Cafeteria, Freddo, Restaurante Recanto de Minas e Restaurante La Felice.

O Alameda Dá Licença criou uma pizza doce com café. A massa é artesanal, aromatizada com café e servida em uma tábua. “O recheio é de mousse de café. E, para finalizar, grãos de café, que intensificam o sabor do prato”, explica Jackson Magno Rodrigues, funcionário do Dá Licença.

Adriana Castro, do Restaurante Recanto de Minas, avalia que o Fest Café é um evento importante. “O Festival valoriza a gastronomia local e divulga os estabelecimentos”, salienta. Para manter as raízes mineiras, o Recanto de Minas oferece para os clientes o tradicional porco no tacho acompanhado de mandioca aromatizada com café.

O 2º Fest Café também promove a oficina “Café na gastronomia contemporânea” oferecida pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). A oficina será realizada nos dias 22, 23 e 24 de agosto e está com as inscrições abertas. “A proposta é fazer uma releitura de pratos com a aromatização do café”, conta Marilsa Santini, coordenadora do curso de Gastronomia da Unopar.

As inscrições podem ser feitas no site www.unopar.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *