Café é o segredo para os 110 anos

Imprimir

Maria Dolores Lopes celebrou 110 anos no domingo, 22 de julho. Embora já pouco faladora, a centenária de Encourados (Barcelos) mantém-se lúcida: em Maio pediu ao neto, com quem vive, que a levasse às Festas das Cruzes. "Disse-me que tinha saudades do tempo em que ia à romaria", contou ao Correio da Manhã, orgulhoso, Albino Lopes, neto e afilhado da centenária. 

A freguesia organiza uma pequena festa, que inclui missa de acção de graças e bolo de aniversário. Nascida em Bastuço Santo Estêvão, Maria Dolores mudou-se para Encourados após o casamento. Teve 11 filhos, todos ainda vivos. Tem mais de 50 netos e dezenas de bisnetos. A sua vida foi inteiramente dedicada à casa e à agricultura. "Era ela que mandava os jornaleiros para o campo e davaindicações de trabalho", recorda Albino.

Durante mais de 70 anos, Maria Dolores foi "a mulher da casa". "Já depois dos cem anos, era ela quem cozinhava para toda a gente", conta a ne-ta, Luísa. Nos últimos três anos, tem estado acamada. "Está muito débil, embora não tenha qualquer problema de saúde", vinca a neta, que cuida da avó com empenho e carinho. O segredo para a longevidade? "A única coisa que não dispensava era o café após o almoço", dizem os netos.

Fonte: Correio da Manhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *