Café é colhido com boas condições climáticas no sudeste

Imprimir

As excelentes condições meteorológicas registradas nos últimos dias têm favorecido os trabalhos de colheita de café nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nessas localidades, 20% das lavouras já foram colhidas.

No Espírito Santo, as boas condições do tempo proporcionaram um avanço ainda maior na colheita do café conillon, com 18% das lavouras já colhidas. E quanto mais avança a colheita, melhor é a qualidade do produto, com menos grãos verdes e imaturos, segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

A temperatura, entre 16ºC e 18°C de média, também tem favorecido o processo de fermentação dos grãos, que ocorre mais lentamente.

Os índices de produtividade estão dentro da média, para um ano de alta produção, nas principais regiões produtoras. Apenas na região da Zona da Mata Mineira, a produtividade é de 4 a 5 sacos por hectare a menos do que a média, devido ao longo período de estiagem observado entre os meses de janeiro e fevereiro.

Segundo a Somar meteorologia, até o fim do mês, não há previsão de frio intenso nas áreas produtoras de café, já que as frentes frias avançam apenas pelo oceano.

Nos últimos dias de Maio, uma nova frente fria chega ao Sul e Sudeste, novamente trazendo chance de chuva fraca e isolada. Junto com este novo sistema chega uma massa de ar polar, responsável por declínio das temperaturas nos primeiros dias de Junho. As previsões indicam que a massa de ar polar será mais intensa sobre o sul do Brasil, não afetando as regiões produtoras de café do Sudeste. 

Fonte: Globo Rural Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *