Café colombiano chega ao preço mais alto em 13 anos

Imprimir

A libra de café colombiano chegou a US$ 2,40 nesta segunda-feira no mercado dos Estados Unidos, preço mais alto nos últimos 13 anos, informou a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

"Este nível não era registrado desde abril de 1997, ou seja, há 13 anos", destacou a Federação em comunicado, que detalha que a variação foi influenciada pela escassez de café suave no mundo.

O texto acrescenta que também influenciou na cotação o posicionamento e a confiança que o mercado tem na Colômbia como o fornecedor mais confiável do melhor café arábico lavagem.
"A cotação externa do café se sustentou em valores positivos, que vejo com otimismo, mas sobre os quais alerto que não devem ser tomados como permanentes nesses níveis", disse o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz.

Entre os últimos meses de 2008 e maio de 2010 o preço internacional do café colombiano aumentou como resultado do comportamento do preço na Bolsa de Nova York e a subida de qualidade do café colombiano.

Além disso, o crescimento do preço dos últimos dias foi influenciado pela combinação de necessidades importantes de café para seu processamento imediato por parte da indústria mundial e uma diminuição na oferta de grão para entrega imediata. 

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *