Café: Colômbia espera produção estável com 7,8 mi de sacas

Imprimir

Chuvas torrenciais no fim do ano passado e um programa de renovação de lavouras devem novamente limitar a produção de café na Colômbia, segundo a Federação Nacional de Cafeicultores (Fedecafé) do país.

A Fedecafé estima a produção deste ano em 7,8 milhões de sacas de 60 quilos, mesmo volume verificado em 2011. "Prevemos uma produção muito parecida" com a de 2011, disse o executivo-chefe da federação, Luis Genoa Munson, nos bastidores de uma conferência sobre café em Charleston, no Estado norte-americano da Carolina do Sul. "Tivemos um clima muito rigoroso no segundo semestre do ano passado."

A Colômbia registrou três colheitas fracas em sequência, o que levou os contratos futuros de café arábica aos níveis mais altos em 14 anos em maio do ano passado.

Segundo Munson, o efeito das chuvas será sentido com mais força no primeiro semestre de 2012. Além disso, os esforços para substituir as plantas por mudas resistentes a doenças também estão contribuindo para uma recuperação mais lenta da produção na Colômbia.

O país pretende atingir uma produção de aproximadamente 11 milhões de sacas. Munson disse que a produção deve totalizar 9 milhões de sacas em 2013 e entre 11 milhões e 11,5 milhões de sacas até 2014. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *