Café: colheita de robusta começa também no ES

Imprimir

Começou neste mês a colheita de robusta do Espírito Santo (safra 2012/13). Agentes consultados pelo Cepea comentam que, até a semana passada, os trabalhos de campo haviam sido iniciados em menos da metade das lavouras do estado. Mas, a expectativa é de que, entre o final de abril e início de maio, os trabalhos comecem efetivamente em todas as propriedades capixabas.

Em Rondônia, segundo maior produtor nacional de robusta, a colheita começou no final de fevereiro e, segundo colaboradores do Cepea, os trabalhos de campo têm avançado bem. Com produtores do Espírito Santo focados nas etapas de secagem e beneficiamento do café, ainda são poucos os que possuem grão da safra nova para comercialização e entrega imediata. Além disso, neste mês, uma parte do café colhido será destinada ao cumprimento de contratos, cuja entrega combinada era a partir de abril.

De qualquer forma, o interesse de compradores consultados pelo Cepea pelos primeiros lotes de robusta da safra nova também é limitado. Isso porque parte dos grãos ainda está verde, o que afeta a qualidade da bebida. Assim, as negociações envolvendo cafés da safra 2012/13 de robusta para entrega imediata se mantêm baixas.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *