Café cai em NY com estoques intactos após Sandy; açúcar sobe

Imprimir

Os futuros do café arábica cotados na bolsa de Nova York (ICE)caíram nesta terça-feira, devolvendo os ganhos da sessão anterior, com muitos traders acreditando que os armazéns de estoque da Costa Leste dos EUA não foram atingidos pela tempestade Sandy, uma das maiores a atingir a região.

Já os futuros do açúcar bruto fecharam levemente em alta, com os amplos estoques continuando a limitar o potencial altista.

O dezembro do café arábica despencou 4,45 centavos, ou 2,8 por cento, cotado a 1,5720 dólar por libra-peso. Esse valor é ligeiramente superior à mínima intradia de quatro meses atingida no pregão do dia anterior, de 1,5630 dólar.

"As pessoas estavam preocupadas com a possibilidade dos armazéns inundarem, mas agora nós vemos vendas massivas. O mercado está agindo como se os estoques de café estivessem garantidos", disse Shawn Hackett da Hackett Financial Advisors da Flórida.

Um porta-voz da ICE disse que ainda não tinha um relatório oficial sobre a situação dos armazéns.

Em Londres (Liffe), o contrato janeiro dos grãos de café robusta terminaram com perdas de 32 dólares, ou 1,6 por cento, a 1.983 dólares por tonelada, com a grande safra do Vietnã pesando sobre os preços.

O açúcar bruto seguiu na contrária do café arábica, e terminou o dia com uma leve alta de 0,15 centavo, ou 0,8 por cento, para fechar a 19,56 centavos por libra-peso, ainda próximo da mínima de cinco semanas atingida na segunda-feira de 19,27 centavos, com operadores de olho no excedente global de 2012/13 enquanto o Brasil finaliza sua colheita.

"Não há motivos para o mercado subir se não houver chuvas prolongadas no Brasil. Se a colheita for boa, nós devemos ver níveis mais baixos, mas qualquer queda a curto prazo deve encontrar apoio próximo de 18,50 centavos", disse um operador baseado em Londres, acrescentando que os volumes negociados foram baixos devido à paralisação de Nova York e outras importantes cidades devido à tempestade Sandy.

Já o açúcar cotado na Liffe teve alta em seu contrato dezembro , que ganhou 90 centavos, ou 0,2 por cento, cotado a 544,70 dólares por tonelada.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *