Café: Brasil teve em 2018 maior volume exportado dos últimos dois anos; China ampliou compras em mais de 150%

Imprimir
Os embarques de café pelo Brasil (verde, solúvel e torrado & moído) totalizaram 35,5 milhões de sacas no ano cível de 2018. O maior dos últimos dois anos e um salto de 13,9% em relação a 2017, com receita de US$ 5,1 bilhões. Expectativa para 2019 é ainda otimista e mercado asiático está no radar. Confira abaixo entrevista com Nelson Carvalhaes, Presidente do Cecafé.

Nesta quarta-feira (30), o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, conversou com o Notícias Agrícolas e destacou que as exportações de café tiveram um salto no Brasil no ano de 2018.

Segundo Carvalhaes, houve uma boa recuperação no mercado mundial, com 35,5 milhões de sacas exportadas, entre café verde, solúvel e torrado e moído.

Essa recuperação se deu, principalmente, porque o ano de 2017 sofreu os efeitos da quebra de safra com a seca no Espírito Santo, de forma que o Brasil conseguiu recuperar o espaço perdido no ano que se encerrou. O café robusta, por sinal, contou com quase 300 mil sacas a mais.

Os principais destinos compradores continuam firmes, como Estados Unidos, Bélgica, Japão, Reino Unido, entre outros. Houve, entretanto, um aumento de exportações para a China, que ampliou suas compras em mais de 150%, bem como para países produtores de café.

Para 2019, o cenário é otimista e o mercado asiático deve continuar no radar das exportações.

Fonte: Notícias Agrícolas (Por Jhonatas Simião e Izadora Pimenta)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *