Café ajuda a evitar uma série de doenças

Imprimir

Não são poucas as doenças que algumas xícaras de café ajuda a evitar: diabetes tipo 2, Parkinson, doenças cardíacas e até depressão. E pouco importa se você gosta com ou sem cafeína – o que traz mesmo benefícios é o grão do café.

É o que aponta uma nova pesquisa com mais de 200 mil pessoas ao longo de 30 anos. A cada quatro anos, todos eles contavam sobre hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, peso, uso de cigarro e álcool e consumo diário de café. E descobriram que quem tomava de três a cinco xícaras de café corria menos riscos de desenvolver essas doenças. 

Ainda não há provas concretas de que a bebida seja mesmo a responsável por evitar a aparição desses problemas. Mas pesquisadores garantem que o estudo comprova uma relação entre o consumo de café e a saúde dos participantes. “Compostos bioativos do café reduzem a resistência à insulina e inflamações sistemáticas. Isso poderia explicar algumas das nossas descobertas”, explica Ming Ding, um dos autores da pesquisa, que deve seguir com os estudos.

Comprovado ou não, já é uma boa notícia, não?

Fonte: SuperInteressante (Carol Castro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *