BSCA retoma cursos de classificação e degustação de cafés especiais

Imprimir

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) voltará a realizar, neste ano, os Cursos de Classificação e Degustação de Cafés Especiais. As aulas, que ocorrerão na sede da entidade, em Varginha (MG), destinam-se a profissionais da área que possuam, no mínimo, três anos de experiência. A carga horária é de 32 horas para turmas que serão formadas por no mínimo três e no máximo seis alunos. O investimento previsto é de R$ 600,00 para associados da BSCA e de R$ 900,00 para não associados.

De acordo com Vanusia Nogueira, diretora executiva da Associação, o objetivo é aperfeiçoar o atendimento das demandas dos associados e do mercado, construindo conceitos sobre classificação e degustação. “O trabalho de avaliação do café nunca foi fácil. Dada a importância do profissional no setor, a BSCA, ao realizar os cursos, pretende contribuir sobremaneira com o aprimoramento dos degustadores que participam das especializações”, comenta.

Os alunos dos cursos são capacitados a identificar, dentre os lotes de cafés, aqueles com excelente qualidade dos inferiores. “Entre esses de boa qualidade, existe um mundo particular de atributos sensoriais, os quais variam de região para região, devido aos diversos microclimas existentes no Brasil, e é esse poder de avaliação que pretendemos repassar aos alunos”, explica Douglas Cal Martins, degustador responsável pelo setor de qualidade da BSCA.

PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDO
Os cursos são voltados a classificadores e degustadores com, no mínimo, três anos de experiência, que necessitam aprimorar seus conhecimentos na classificação dos cafés especiais. O curso, em seu conteúdo programático, abordará certificações de cafés, globalização e os nichos de mercado, tendências no consumo, marketing, eventos e feiras do setor. Também serão tratados temas como as regiões potenciais brasileiras, o gerenciamento e os tratos na produção de cafés especiais, a classificação e a degustação com base nas regras da certificação BSCA, além de serem transmitidas noções gerais de torra para espresso ou filtro, tipos de embalagem para industrialização e marketing de cafés industrializados.

SOBRE A METODOLOGIA
O modelo seguido para a avaliação dos cafés é o mesmo utilizado nos concursos “Cup of Excellence”, analisando atributos como tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e, especialmente, qualidade de bebida. Assim, os alunos são treinados para que possam avaliar e empregar termos e instrumentos utilizados pelos juízes do mais importante concurso de qualidade de cafés do mundo.

AGENDA
Cursos de Classificação e Degustação de Cafés Especiais – BSCA
— Abr/2013: dias 9 a 12
— Mai/2013: dias 7 a 10
— Jun/2013: dias 24 a 27
— Jul/2013: dias 15 a 18
— Set/2013: dias 23 a 26

INFORMAÇÕES
BSCA – Brazil Specialty Coffee Association
Rua Gaspar Batista Paiva, 416 – Bairro Santa Luzia – Varginha – MG
CEP: 37.026-680
Telefones: [35] 3212-4705 / [35] 3212-6302

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Paulo André Colucci Kawasaki)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *