BSCA realiza, pela primeira vez no Brasil, o Campeonato Brasileiro de Torra de Café

Imprimir
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), irá realizar, pela primeira vez no Brasil, o Campeonato Brasileiro de Torra de Café. Esse evento é mais uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, e será realizado entre 15 e 18 de setembro, em Curitiba (PR).

A BSCA explica que esse campeonato tem ganhado força nos últimos anos ao redor do mundo, e que os profissionais de café especial no Brasil clamavam por mais essa modalidade no calendário de eventos da entidade. Dessa forma, 2017 vai ficar marcado como o primeiro ano do campeonato de torra em solo brasileiro, que, de uma forma geral, tem o objetivo de difundir o café especial, e de maneira específica, valorizar o profissional dessa área.

“A torra faz parte do processo de obtenção de um café especial e faltava essa abordagem dentro dos campeonatos promovidos pela BSCA. É muito interessante, pois o profissional de torra precisa ter um conhecimento geral sobre café, ou seja, não é simplesmente um trabalho intuitivo. Existem técnicas para esse processo”, diz Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da BSCA.

O evento conta com o apoio da indústria de torradores Probat Leogap e da cafeteria Lucca Cafés Especiais e tem o objetivo de selecionar o melhor profissional do Brasil na área de torra de cafés especiais. O campeão irá representar o País no World Coffee Roasting Championship (campeonato mundial da categoria), uma das competições promovidas pelo World Coffee Events (WCE), que será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2017, em Guangzhou, na China.

As inscrições e o regulamento do Campeonato Brasileiro de Torra de Café 2017 estão disponíveis no site da www.brazilcoffeenation.com.br.

Campeonato Brasileiro de Torra de Café (800 x 800)

Campeonato
No Campeonato Brasileiro de Torra de Café, os competidores precisam torrar o café fornecido pela competição da melhor forma possível e essa primeira etapa ocorrerá na Probat Leogap. Para isso, os competidores deverão desenvolver um Plano de Torra, com explicações detalhadas sobre a curva de torra que pretendem utilizar e seguir esse plano. Já a segunda etapa será na Lucca Cafés Especiais, onde o café torrado por cada competidor será degustado e avaliado por quatro juízes e um juiz principal. Será consagrado campeão aquele que conseguir realizar a curva de torra mais fiel ao plano e obtiver o melhor resultado sensorial.

Sobre o Projeto Setorial
O “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: Sakey Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *