Brasileiro Robério Silva assume diretoria-executiva da OIC

Imprimir

O economista Robério Oliveira Silva tomou posse como diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), no dia 1º de novembro, em Londres. Entre as metas da gestão do brasileiro na OIC, Robério citou, em entrevista à Embrapa Café, o objetivo de colocar a Organização no centro dos debates do setor cafeeiro. Robério Silva deixa o cargo de Diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Decaf/Mapa), para se dedicar a esse novo desafio frente à cafeicultura mundial.

Para ele, a OIC saiu fortalecida após a eleição do novo diretor-executivo, “com um interesse redobrado dos membros tanto nos aspectos internos de administração e finanças como no relacionamento da OIC com outros organismos internacionais e entre os próprios membros da Organização”, destacou. Há 25 anos atuando na área de produtos de base, especialmente com o café, Silva leva esse conhecimento para inserir a OIC nas principais discussões do setor cafeeiro pelo mundo. “Quero disseminar as informações produzidas pela Organização para permitir a tomada de decisões tempestivas por parte de todos os participantes do mercado. Desta forma, estaremos contribuindo para dar maior estabilidade e transparência ao mercado”, disse o novo diretor-executivo.

Durante sua gestão nos próximos cinco anos, Robério demonstra estar ciente também dos desafios que tem pela frente, como citou o desafio de criar novas formas de promover o consumo do café, trazendo produtores, indústrias e trade para, juntos com a OIC, para viabilizar campanhas de promoção genérica que sejam efetivas e alcancem resultados palpáveis para todos.

A OIC integra atualmente 77 países, o que reflete a importância da Organização para a cafeicultura mundial. Para Robério Silva, nesse cenário, a OIC deve ser a catalisadora dos esforços no setor, visando uma cafeicultura mundial sustentável nos pilares: econômico, ambiental e social. “Queremos a OIC como um agente propagador do desenvolvimento e das oportunidades para todos os seus membros”, defendeu.

Em meio à discussão sobre cafeicultura, o diretor-executivo da OIC falou ainda sobre o papel do Consórcio Pesquisa Café no desenvolvimento da cafeicultura brasileira e mundial. “O Consórcio Pesquisa Café vem desempenhando um papel-chave para a coordenação dos esforços de pesquisa do café no Brasil e agora pretendo trazê-lo para um esforço ainda maior, no âmbito internacional, como é a intenção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério das Relações Exteriores”.

Biografia

Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Robério Silva se dedicou à área de produtos de base, especialmente ao café. Com 25 anos de experiência no setor público e privado, exerceu os cargos de Diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Decaf/Mapa); Secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Secretário-Executivo da Câmara de Comércio Exterior; Secretário-Geral da Associação dos Países Produtores de Café e Secretário-Geral da Federação Brasileira de Exportadores de Café.

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *