Brasileiro José Sette é escolhido como novo diretor-executivo da OIC

Imprimir
O brasileiro José Sette foi escolhido nesta sexta-feira, 17, para ficar à frente da Organização Internacional do Café (OIC), que tem sede em Londres. Nos últimos dias, ele disputava a vaga com mais cinco concorrentes, mas o processo teve início com uma corrida entre nove países. Nesta última etapa, além do Brasil, também concorriam candidatos do México, Peru, Suíça e Indonésia.

Durante uma semana de avaliação, os candidatos fizeram apresentações e também responderam a perguntas dos representantes dos 77 países que compõem a OIC. O processo desta vez foi presidido pela delegação dos Estados Unidos – as funções são rotativas na instituição.

Na eleição passada, o processo ocorreu desta forma e a disputa ficou até o fim entre o candidato mexicano e o brasileiro. O mineiro Robério Silva acabou vencendo, mas a diretoria-executiva voltou a ficar vaga porque ele faleceu no fim do ano passado, aos 53 anos de idade, vítima de um enfarte.

A surpresa desta edição foi a participação de um país comprador, a Suíça, na disputa. Como a sede da OIC já fica em um país importador, o Reino Unido, os produtores alegam que, para que haja um equilíbrio, o representante da entidade seja de um país que oferte o produto. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo.

O nome de Sette foi lançado logo no começo da abertura das inscrições, indicado pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o que deu ao Brasil mais tempo para “fazer campanha”. Ele fez carreira como trader e em associações particulares do setor e tinha a vantagem de conhecer a OIC por dentro, já que coordenou a instituição de forma provisória – de outubro de 2010 a outubro de 2011 -, durante o período em que a vaga estava aberta. Atualmente, o carioca trabalha em Washington (Estados Unidos) como diretor executivo da International Cotton Advisory Committee (Icac), associação da área de algodão.

De acordo com a OIC, o salário bruto anual para um mandato de cinco anos – agora não haverá mais possibilidade de recondução, já que o prazo foi estendido – será o equivalente, em libras esterlinas, a US$ 194,136 mil.

Veja abaixo o comunicado da OIC:

 

Fonte: Estadão Conteúdo via IstoÉ Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *